fbpx

Sem Gênero

Na França do século XVIII, um homem respeitável deveria usar perucas grandes. O Rei Luís XIV ostentava saltos altos vermelhos como símbolo de poder. A ideia de roupas para mulheres e para homens mudou ao longo do tempo e serviu para diferenciar e limitar o que se entende como masculino e feminino.

A moda sem gênero aparece para questionar os papéis de homem e mulher na sociedade e vai muito além de homens usando roupas femininas e vice-versa. A tendência visa incorporar elementos do guarda-roupa oposto ao seu, sem perder a essência, e dando mais liberdade às pessoas para se expressarem através da indumentária.

O conceito circulou entre celebridades como o ator Jaden Smith, filho de Will Smith, até chegar com força total às passarelas, às coleções e às ruas. Convidamos Fernando Selau – diretor criativo, stylist e produtor de moda – para explicar alguns aspectos dessa ideia de misturar os gêneros.

Questionar Padrões

A principal característica dessa tendência é o uso de peças, cores, maquiagens e Acessórios, que antes eram exclusividade de um dos gêneros, para ambos. Exatamente para questionar padrões, diminuir preconceitos e valorizar a diversidade.

Fluidez x Imposição

A moda sem gênero tem muito mais a ver com fluidez, com liberdade de transitar nos moods masculino e feminino, do que impor padrões. Se um homem não se sente bem usando saia, ninguém o está obrigando a vestir uma. O que se quer é que as pessoas tenham a liberdade de usar a roupa com a qual se sentem bem e se identificam.

Moda Também é Política

A moda é também reflexo do comportamento de uma sociedade. Em um momento em que questionamos gêneros, desigualdade, papéis de homens e mulheres, feminismo e machismo; a moda sem gênero aparece para reforçar essa discussão e quebrar preconceitos e paradigmas, tão arraigados no nosso cotidiano.

Postado 16 de Novembro de 2018
Por  André Colares

Posts Relacionados

Viva o Verão

Trends|

Não deixe seu estilo derreter com o calor. O verão é a melhor época do ano para usar e abusar dos acessórios.

Sem Gênero

Trends|

A moda sem gênero aparece para questionar os papéis de homem e mulher na sociedade e vai muito além de homens usando roupas femininas e vice-versa. A tendência visa incorporar elementos do guarda-roupa oposto ao seu.

2018-12-21T14:34:29+00:00