fbpx

Street Workout

A prática de Street Workout tem ganhado espaço na cultura fitness pelo aspecto desafiador, que tende a fugir das rotinas de treino convencionais encontradas nas academias

Popularizado nos Estados Unidos, onde a prática de Street Workout ocorria em locais públicos para qualquer um que quisesse participar, logo começou a ganhar adeptos em outros locais ao redor do mundo. Atualmente, o esporte já conta com uma federação mundial (World Street Workout and Calisthenics Federation), campeonatos oficiais (Freestyle Championships) e uma mídia constantemente movimentada por grupos e atletas que têm cada vez mais notoriedade nas redes sociais.

Um treino de Street Workout é composto por exercícios que utilizam nada mais que o próprio peso corporal, com o uso de incrementos como barras fixas e paralelas – normalmente encontradas em parques, praças e outros locais abertos. Não existem regras exatas para as rotinas de treinamento, mas movimentos e posições básicas conhecidas e que variam conforme as habilidades específicas de cada atleta.

Os exercícios que compõem tais rotinas são baseados em sua maioria na ginástica olímpica e na calistenia em geral.

Dessa forma, exigem diversas aptidões físicas – força e flexibilidade, principalmente – e treinam o corpo humano de maneira sinérgica e integrada. Dentre eles, estão os mais tradicionais, utilizados em âmbito militar e escolar, como as flexões de braço (push-ups) ou as puxadas na barra fixa (pull-ups), até os mais desafiadores, como a bandeira humana (human flag), as flexões em parada de mão (handstand push-ups) e as pranchas.

Parece assustador a princípio, mas existem adaptações para quem nunca teve contato com qualquer treinamento de força. Tais progressões tornam possível um programa de treinamento variado, motivador e que gera ótimos resultados!

Quem me auxiliou na montagem desta matéria foi o professor Érico de La Cruz Guerra, que aparece nas fotos. Ele pratica o Street Workout nos parques e praças de Curitiba. Com o verão chegando, nada melhor do que se exercitar ao ar livre, não é mesmo?! Bora pra rua!!

Postado 16 de Novembro de 2018
Por  Bea Meinhardt

Posts Relacionados

Yoga

Lifestyle|

A yoga é uma atividade milenar, baseada na respiração (pránáyámas) e em alguns movimentos e posições (ásanas). Algumas técnicas exigem mais esforço físico; outras têm foco no lado espiritual; e outras requerem a utilização de acessórios. Apresentamos aqui algumas.

Treino de Glúteos

Lifestyle|

Ao contrário do que se pensa, o treino de musculação focado na região dos glúteos não é visto somente com objetivo estético. Existe uma funcionalidade muito importante por trás do desejado “bumbum na nuca”. Glúteos firmes e fortalecidos ajudam na manutenção da caminhada, dos movimentos de se sentar, levantar e correr.

Como ficar linda o ano todo

Lifestyle|

Agora que as festas acabaram e já começou um novo ano, a ex BBB Adriana Sant'anna ensina alguns truques para começar 2019 com o pé direito, mantendo a beleza e a saúde o ano todo.

2018-12-21T13:33:22+00:00