fbpx

Pernas lindas, para que vos quero?

O verão já vem chegando e, com ele, a necessidade de usar roupas mais leves e mais curtas. É tempo de aproveitar o clima, sem preocupações ou constrangimentos. Varizes e varicoses podem interferir em seu comportamento, se tornando um motivo para que você evite expor as pernas.

Conversei com a dra. Denise Xavier de Faria Vérdi, médica-cirurgiã vascular e membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, que nos esclareceu muitas dúvidas a respeito do tratamento e prevenção das varizes. “Atendo muitos pacientes que protelam o tratamento das varicoses por anos, com medo da dor ou inseguros quanto aos resultados. Assim que iniciamos o tratamento, o que mais ouço é que, caso soubessem que seria assim tão tranquilo e eficaz, teriam procurado antes um profissional”, assinala a doutora.

As varicoses – pequenas veias aparentes e superficiais – podem ser tratadas no consultório. A técnica mais utilizada para eliminá-las é a escleroterapia, que consiste na injeção de substância esclerosante diretamente nos vasos acometidos pela insuficiência venosa. O paciente é liberado com pequenos curativos, sem a necessidade de se afastar de suas atividades habituais.

Veias maiores também podem ser acometidas pela insuficiência venosa, originando as varizes – veias dilatadas, salientes e tortuosas –, podendo gerar sintomas como dor, cansaço, sensação de peso e câimbras nas pernas. Nesses casos, o tratamento poderá ser a cirurgia convencional, com a retirada dos vasos doentes ou ainda o uso de técnicas mais modernas, como o endolaser ou a aplicação de espuma. Após passar pelo procedimento, há um período de recuperação, que varia conforme a opção de tratamento escolhida.

Exercícios físicos ajudam na melhora dos sintomas

Segundo a dra. Denise, o fator genético é a principal causa das varizes, porém o sedentarismo e o ganho de peso também favorecem a dilatação das veias. “O exercício físico tem grande valor na melhora dos sintomas de varizes, tais como câimbras, cansaço e sensação de peso nas pernas. O ganho de massa muscular, possível com o exercício, proporciona melhor contração dos grupos musculares, favorecendo a circulação sanguínea venosa. A perda de peso, para quem está acima do peso ideal, deixa de sobrecarregar o sistema venoso, também favorecendo a circulação”, revela a médica.

Muitas pessoas ainda têm dúvida a respeito de qual exercício fazer para evitar varizes e varicoses. Durante muito tempo, a musculação e atividades como subir e descer escadas foram associadas ao surgimento ou agravamento das varizes. “Na verdade, qualquer exercício ou atividade que proporcione a mobilização dos membros inferiores melhora a circulação e evita as varizes. A musculação proporciona o ganho de massa magra, portanto não piora o quadro de varizes, e sim colabora para sua melhora. Caminhadas, corridas, musculação, pilates, todos trazem benefícios para o corpo e também para a circulação”, declara a dra. Denise.

Mantendo sempre nosso corpo saudável, contribuiremos para a prevenção e manutenção da saúde de nossas pernas. Procure sempre um profissional habilitado para orientar-se sobre a prevenção das varizes e varicoses e para tratá-las, se for o caso.

Postado 21 de Outubro de 2019
Por Bea Meinhardt

Posts Relacionados

CONHEÇA O DANCE MIX

Lifestyle|

A busca pelo corpo definido leva muitas pessoas a procurar diferentes modalidades nas academias, e uma das opções que anda fazendo sucesso é a aula de Dance Mix, que reúne diversão e queima de calorias ao mesmo tempo

Pernas lindas, para que vos quero?

Lifestyle|

O verão já vem chegando e, com ele, a necessidade de usar roupas mais leves e mais curtas. É tempo de aproveitar o clima, sem preocupações ou constrangimentos. Varizes e varicoses podem interferir em seu comportamento, se tornando um motivo para que você evite expor as pernas

Crossfit

Lifestyle|

Você com certeza já ouviu algum amigo ou conhecido dizer que pratica “CrossFit”, e então você decidiu perguntar a alguém, ou mesmo se pegou pensando: “Mas o que é CrossFit?”. Para ajudá-lo a entender um pouco mais sobre isso, conversei com o professor e coach Rodrigo Farion, e ele explicou o que é essa modalidade.

2019-10-17T11:45:05-03:00