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Crossfit

O CrossFit proporciona um tipo de condicionamento físico, por definição, amplo, geral e inclusivo; ou seja, nossa especialidade é não sermos especializados

Você com certeza já ouviu algum amigo ou conhecido dizer que pratica “CrossFit”, e então você decidiu perguntar a alguém, ou mesmo se pegou pensando: “Mas o que é CrossFit?”. Para ajudá-lo a entender um pouco mais sobre isso, conversei com o professor e coach Rodrigo Farion, e ele explicou o que é essa modalidade:

“De forma muito sucinta, o CrossFit é definido como um programa de treinamento com movimentos funcionais, constantemente variados e de alta intensidade“.

Agora, vamos falar um pouco mais sobre essa modalidade em plena expansão, que a cada dia conquista mais praticantes e atletas em todo o mundo. O CrossFit é um programa de treinamento de força e condicionamento geral que proporciona a mais ampla adaptação fisiológica possível a qualquer tipo de pessoa, independentemente de idade ou nível físico, gerando assim maior otimização de todas as capacidades físicas: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

O CrossFit proporciona um tipo de condicionamento físico, por definição, amplo, geral e inclusivo; ou seja, nossa especialidade é não sermos especializados. No CrossFit, são usados equipamentos variados, entre os quais: barras e anilhas olímpicas, kettlebells, pesos livres, cordas, caixas, bolas, argolas, elásticos, remos. Porém, o principal equipamento para a prática da atividade é o peso do próprio corpo do praticante. A grande vantagem proporcionada pelo CrossFit é a adaptação universal para qualquer tipo de pessoa, independentemente de faixa etária, condicionamento físico ou experiência. Durantes os nossos treinos, conseguimos atender desde um idoso com alguma patologia até um atleta altamente capacitado. Aqui, adaptamos nossos treinos sem alterar o programa. O resultado final desse treinamento é justamente estar acima da média quando o assunto é condicionamento físico, e, consequentemente, acima da média em termos de saúde e de qualidade de vida.

Ficou interessado em conhecer um pouco mais sobre o CrossFit? Farion sugere que você procure um box oficial em sua cidade! No Brasil, já existem mais de 350 boxes oficiais espalhados por aí.

Os adeptos da modalidade do CrossFit, os chamados “crossfitters”, fazem uso de uma linguagem própria dentro dos boxes. Conheça algumas expressões:

Box: O local onde se treina;

Wod: Termo originário da expressão “Workout of the Day”, é o treino que será realizado naquele determinado dia.

AMRAP: (“As Many Rounds/Reps As Possible”). O máximo de séries ou repetições possíveis de ser executadas em um tempo preestabelecido;

Box jump: Salto sobre a caixa ou o banco;

Sit-up: Abdominal;

Double Under (DU): Salto Duplo de Corda, ou seja, dar duas voltas com a corda pelo corpo em apenas um pulo;

Air Squat: Agachamento livre, sem o uso de carga;

Burpee: Burpee é Burpee… kkk! Procure alguns vídeos na internet para compreender como é feito esse exercício!

Hand Stand Push-Up (HSPU): Flexão em parada de mão;

Muscle-Up: Subida na argola;

Pull-Up: Barra (o exercício, e não o objeto);

Push-Up: Flexão de braço;

Deadlift: Levantamento terra, movimento do levantamento de peso básico, cujo objetivo é apenas tirar uma carga do chão até o corpo estar ereto, sem elevação dos braços;

Clean & Jerk: Arremesso, movimento do levantamento de peso olímpico, feito em duas etapas, para tirar uma carga do chão e elevá-la acima da cabeça;

Clean: Primeiro tempo de arremesso;

Jerk: Segundo tempo de arremesso;

Sumo Deadlift High Pull (SDHP): Puxada alta de levantamento terra

Postado 21 de Março de 2019
Por  Bea Meinhardt

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2019-02-01T11:27:35+00:00