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Conheça os alimentos que ajudam a neutralizar os efeitos da TPM

Está de TPM? Calma, vista o pijama, faça um chazinho e aprenda a controlar esse monstro

Pergunte a um ginecologista o que é a Síndrome da Tensão Pré-Menstrual, também conhecida (bem conhecida, aliás) como TPM, e ele vai dizer que é um conjunto de sintomas físicos e comportamentais que ocorrem de sete a dez dias antes da menstruação, podendo ser bem amenos, como uma simples dor de cabeça, ou severos, a ponto de causar descontroles emocionais e até atrapalhar o relacionamento profissional e pessoal. Para nós, mulheres, a fase da TPM é a época do mês em que tudo muda para pior: o humor, o corpo, a disposição, o mundo. Tudo conspira para nos irritar pro-fun-da-men-te.

A principal causa da TPM está associada à produção de serotonina, uma substância produzida pelas células nervosas que atua sobre o humor, e na mulher oscila de acordo com o período do ciclo menstrual. Então, quando o nível de serotonina no organismo está alto, ficamos alegres, felizes, bem-humoradas. Quando cai, ficamos mal-humoradas, com desejo de comer doces para compensar.

Os sintomas que mais afetam o corpo são dores de cabeça, inchaço nas pernas, dores abdominais e vômitos. E não são apenas os males físicos que atacam as mulheres. Há geralmente sintomas psicológicos, como irritabilidade, sensação de cansaço, ansiedade, esquecimento frequente, baixa autoestima, nervosismo, raiva, insônia, ataques de choro. Ufa! Se você marcou um X em quase todos esses sintomas, fique calma, você não está sozinha: estima-se que 80% das mulheres passem por isso. Então, relaxe, estamos juntas!

Alívio de Bandeja

Bem, a essa altura você está se perguntando o que tudo isso tem a ver com a seção de Gastronomia, não é? A resposta é simples: TUDO. Não tem como evitar a TPM, mas existem alimentos que podem amenizar e até neutralizar os sintomas. E também há outros que você deve evitar, pois podem potencializar os efeitos da TPM, algo que ninguém quer.

Os alimentos que ajudam a neutralizar os efeitos da TPM são:

– vegetais, cereais integrais, frutas secas e oleaginosas: contêm vitamina B6, magnésio e ácido fólico, que ajudam na produção de serotonina, hormônio que aumenta a sensação de bem-estar.

– salmão, atum e sementes de chia: possuem alto teor de ômega 3, uma substância anti-inflamatória que ajuda a diminuir as dores de cabeça e a cólica abdominal.

– sementes de girassol, azeite, abacate e amêndoas: por serem ricos em vitamina E, ajudam a diminuir a sensibilidade dos seios.

– abacaxi, framboesa, abacate, figo, hortaliças, espinafre e salsinha: são diuréticos e ajudam a combater a retenção de líquidos.

– outros alimentos muito eficazes para neutralizar os efeitos da TPM são os ricos em fibras, como ameixa, mamão e cereais integrais, que ajudam a regular o intestino e têm efeito laxante, diminuindo assim o desconforto abdominal.

Alimentos prejudiciais na fase da TPM

– alimentos ricos em sal e gordura, como enlatados, embutidos e frituras: o sal aumenta a retenção de líquidos e a sensação de inchaço.

– bebidas alcoólicas e com cafeína: também aumentam a retenção de líquidos e o desconforto abdominal. Além disso, como nessa fase o fígado está ocupado processando os hormônios, a ingestão de bebidas alcoólicas deixa a mulher alterada mais rapidamente.

– alimentos ricos em açúcar também não são indicados, mas se surgir aquela necessidade desesperada de comer um pedaço de chocolate (e a gente sabe, amiga, que essa vontade vem), prefira o amargo.

Vale lembrar que esse período é mesmo complicado, principalmente por causa das alterações bruscas de humor, então não tenha vergonha de se mimar. Uma taça de vinho ou um pedaço de chocolate não vão transformá-la em um monstro da TPM, nem vão fazer mal. É só não exagerar.

14 de Janeiro de 2019
Por Redação

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