fbpx

Comida indiana: um ato de devoção

Para os indianos, a comida deve ser reverenciada e oferecia aos Deuses

Muito popular por causa de seus temperos e sabores exóticos, a culinária indiana é uma das mais exportadas do mundo. Tudo é pensado para provocar sensações no paladar, além de ser reconhecida facilmente por causa do aroma marcante e picante. Em um país onde tudo tem grandes proporções: vasta extensão territorial, com 1,3 bilhão de habitantes, várias religiões e influências de colonizadores, é de se esperar que seja enorme também a diversidade de ingredientes e receitas. No preparo do alimento, uma enorme variedade de especiarias, que conferem sabores e aromas sofisticados à comida consumida no dia a dia. Ou seja, para cada região do país, os indianos têm uma receita específica, um tempero especial ou até um nome diferente para a mesma coisa. Em comum, a culinária indiana tem o amor pela comida. O preparo dos pratos constitui um ato de devoção. Antes de ser consumida, uma pequena porção do alimento é colocado em um altar – presente na cozinha de todo indiano – e oferecida aos deuses. Para a cultura indiana, o alimento é de extrema importância e, além de estar no cotidiano das famílias, faz parte das mais importantes comemorações hindus, é o que nos conta o chef indiano Ravi Shinde, do restaurante Swadisht Cozinha Indiana:  “Nós consideramos a culinária um meio de elevação espiritual e uma forma de expressar sentimentos. A cozinha indiana entende que o ato de comer deve ser um processo que traz a integração do ser com a sua alma. O equilíbrio dos sabores em cada prato, para os indianos, garante os sentimentos de felicidade e amor”.

Masala: O Ponto-Chave

A masala é encontrada em praticamente todos os pratos indianos. Trata-se de uma mistura de especiarias, de sabor e cheiro fortes, geralmente picante. Cada chef indiano prepara sua masala, mas a combinação costuma ser a seguinte: anis, cardamomo, cominho, açafrão, gengibre, canela, cravo, noz-moscada, pimenta do reino e pimenta branca. A masala não é necessariamente apimentada, mas em geral vem acompanhada de pimenta ou chili.

Tarka Dal

Para os indianos, a lentilha é um ingrediente do dia a dia, assim como o feijão é para os brasileiros. O chef Ravi Shinde do Swadisht Cozinha Indiana sugere uma receita com lentilha. A Índia é o maior produtor mundial dessa leguminosa, que é muito rica em ferro e proteínas.

Ingredientes

Lentilha . . . . . . . . . . . . . . . . . . 75 gramas

Alho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2 unidades

Folha de coentro . . . . . . . . . . . 4 unidades

Tomate picado . . . . . . . . . . . . . . 1 unidade

Cúrcuma . . . . . . . . . . . . . 1 colher de chá

Cominho em grão . . . . . . . . . . . . 1 pitada

Mostarda em grão . . . . . . . . . . . 1 pitada

Cebola picada . . . . . . . . . . . . . ½ unidade

Páprica picante . . . . . . . 1 colher de café

Óleo. . . . . . . . . . . . . . . . . 1 colher de sopa

Água . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2 xícaras

Sal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1 colher de chá

Curry fresco . . . . . . . . . . . . . . . . . 6 folhas

Modo de preparo

Coloque água e a lentilha em uma panela e leve ao fogo até os grãos começarem a se desmanchar. Reserve. Coloque o óleo em uma frigideira e aqueça. Acrescente a cebola picada e refogue-a até dourar. Junte a mostarda, o cominho, o alho picado, o tomate e demais os temperos e refogue-os. Adicione a lentilha previamente cozida, a água quente e cozinhe até que a lentilha fique completamente cozida. Adicione o sal, finalize com as folhas de coentro e sirva com arroz.

27 de Maio de 2019
Por Redação

Posts Relacionados

We Love Camarão

Gastronomia|

Para quem gosta de falar com propriedade até na hora de escolher um prato no restaurante, é bacana saber que os camarões pertencem à ordem Decapoda, sendo parentes próximos das lagostas e dos caranguejos. Além disso, entre os próprios camarões, há diversos tipos que nem todo mundo conhece.

Charuto e comida harmonizam?

Gastronomia|

Um assunto um tanto quanto inusitado e até mesmo cheio de mistérios é o mundo dos charutos. Há quem nunca tenha degustado um charuto na vida, e, sim, degustar é a palavra mais correta para se usar quando falamos de fumar charutos. Não, eu não vou lhe dizer que deguste um charuto enquanto faz sua refeição, mas depois. É ai que surgem as dúvidas.

2019-04-03T15:05:20-03:00