fbpx

Charuto e comida harmonizam?

Um assunto um tanto quanto inusitado e até mesmo cheio de mistérios é o mundo dos charutos. Há quem nunca tenha degustado um charuto na vida, e, sim, degustar é a palavra mais correta para se usar quando falamos de fumar charutos.

Não, eu não vou lhe dizer que deguste um charuto enquanto faz sua refeição, mas depois. É ai que surgem as dúvidas.

Depois da refeições

O charuto tem uma enorme carga de nicotina que, ao ser deglutida pelas papilas gustativas, nos dão uma enorme sensação de relaxamento. Sim, a ingestão de nicotina é pela papila gustativa, mucosa bucal e até mesmo estômago, através da saliva que é engolida ao fumar.

Eu sempre recomendo para os iniciantes os charutos nacionais de capa clara e de bitola mais fina ou até mesmo cigarrilhas 100% tabaco. Por serem mais leves e de tamanho e calibre menores, esse tipo de charuto harmoniza mais fácil com tudo.

Indicações

Ao comer uma feijoada, recomenda-se um charuto de maior fortaleza (mais potente), por ser uma refeição mais pesada e muito gordurosa. A sugestão é o charuto nacional Damatta Graduado. Com 160 mm de comprimento por 20 mm de diâmetro, tem o fluxo perfeito (quantidade de fumaça que faz) e duração média de 50 minutos a 1h20min de fumada.

Nos churrascos acompanhados de cerveja, uma experiência boa pode ser o cubano Monte Cristo Edmundo, que tem 135 mm de comprimento por 20,5 mm de diâmetro e oferece uma linda harmonização com uma cerveja IPA.

No caso de Barbecue – a minha especialidade –, oriento a, depois de comer uma costelinha defumada com o delicioso molho barbecue levemente apimentado, finalizar com uma bela dose de bourbon, com duas pedras de gelo, e um grande charuto Churchill de capa escura, que pode ser o nacional Dona Flor Churchill de capa escura ou o cubano Romeo y Julieta Wide Churchill, que é menor, porém de maior diâmetro, o que proporciona fumaça em abundância para quem o degusta.

Deixe os ingredientes por cerca de três horas na geladeira. Pique as frutas (tire as sementes) e coloque-as em uma jarra, acrescente o vinho, o club soda e o licor. Coloque o açúcar e mexa bem. Deixe na geladeira por 30 minutos antes de servir. Sirva em taças de vinho branco.  Para mais informações sobre o mundo dos vinhos, acompanhe o blog Vinho Tinto http://www.blogvinho-tinto.com.br/

Postado 16 de Novembro de 2018
Por André Dias

Posts Relacionados

We Love Camarão

Gastronomia|

Para quem gosta de falar com propriedade até na hora de escolher um prato no restaurante, é bacana saber que os camarões pertencem à ordem Decapoda, sendo parentes próximos das lagostas e dos caranguejos. Além disso, entre os próprios camarões, há diversos tipos que nem todo mundo conhece.

VIVA, MÉXICO!

Gastronomia|

Atenção, meu caro leitor: se, olhando para as fotos dessa matéria, você pensa que vai ler alguma coisa sobre simples picolés, está redondamente enganado. Você está prestes a entrar no maravilhoso mundo das paletas mexicanas!

2018-12-21T15:25:14-03:00