fbpx

Dicas para usar o décimo terceiro para se livrar das dívidas

Com a chegada do décimo terceiro, muitos brasileiros enxergam no dinheiro extra uma oportunidade para renegociar suas dívidas. Por isso, trouxemos algumas dicas para ajudar aqueles que querem se livrar das dívidas e melhorar sua situação financeira. Confira:

1 – Assuma a responsabilidade pela dívida

 Na maioria dos casos de endividamento, o devedor nega sua situação e até esconde da família. Esse comportamento é extremamente negativo porque dificulta a solução do problema e limita suas opções de auxílio. Se ninguém sabe que você deve, ninguém pode te ajudar. Assumir a responsabilidade também ajuda a não contrair dívidas novamente no futuro.

2 – Saiba quanto está devendo

É bem possível que você tenha acumulado tantos empréstimos nos últimos tempos que já nem saiba ao certo o tamanho das suas dívidas.

Esse é justamente o primeiro passo a tomar se quiser se livrar das dívidas: ter conhecimento sobre todas as suas pendências financeiras. É preciso elencar os seus débitos, saber qual é o valor das parcelas (bem como a soma total) e quanto tempo falta para quitar cada um deles.

Também é importante considerar a taxa de juros praticada em cada dívida, pois essa informação será essencial ao decidir qual delas atacar primeiro.

3 – Defina quais são as prioridades

Depois de ter a relação completa de quanto você deve, o próximo passo é definir quais são as dívidas que precisam ser saldadas primeiro. O ideal é começar por aquelas que tenham juros maiores, como o cheque especial e o cartão de crédito.

Deixar de pagar essas dívidas o mais rápido possível pode transformá-las em uma bola de neve financeira, pois as taxas praticadas nessas modalidades são altíssimas e costumam fazer o saldo devedor crescer em uma velocidade impressionante — em alguns casos, até mesmo dobrar em poucos meses!

4 – Avalie e faça negócio com seu patrimônio

Nos casos de dívidas maiores, vale a pena considerar se você tem algum bem que possa se transformar em dinheiro rápido para quitar seus débitos. Considere vender o carro, por exemplo.

5 – Controle seus gastos

Uma vez que descobriu como se livrar das dívidas, pare de gastar desnecessariamente. Corte as baladas muito caras, aquelas saídas noturnas que ficam acima do seu orçamento, os restaurantes, os supérfluos no mercado… Pare de usar o cartão de crédito e economize nos gastos em casa, como água, luz etc. Essa estratégia é crucial para fazer “sobrar” alguma coisa ou pelo menos não faltar. Aplique a regra dos 50-15-35!

07 de Novembro de 2019
Por Redação

Posts Relacionados

Voluntariado na África

Destino Certo|

Lucia Caldas é apaixonada por viagens, fotografias, culturas e povos. Ela conta sobre sua viagem para a África e como o voluntariado impactou sua maneira de ser e de ver no mundo.

Lençóis Maranhenses

Destino Certo|

Depois de se aposentar como enfermeira, Lucia Caldas passou a se dedicar à fotografia. Ela apresenta as fotos e relembra os momentos que passou nos Lençóis Maranhenses, um paraíso na terra.

2019-11-07T11:47:03-03:00