fbpx

Como ter um bom planejamento financeiro pessoal

Para não fazer parte da estatística de brasileiros endividados, aprender a se planejar é fundamental. Para isso, a Especialista em Planejamento de Vida e Finanças Pessoais Fernanda Prado recomenda algumas ações que o ajudarão em seu planejamento

Vivemos em um país carente de Educação Financeira. Não temos o hábito do planejamento e achamos chato falar sobre finanças. Como consequência disso, quase 60% da população brasileira está endividada.

Para não fazer parte dessa preocupante estatística, aprender a se planejar é fundamental. Para isso, recomendo quatro ações que o ajudarão em seu planejamento financeiro pessoal.

I Construa um orçamento detalhado

O primeiro passo é dispor de uma estrutura que mapeie todos os itens do seu orçamento. Assim, você saberá realmente para onde está indo o seu dinheiro todos os meses. É um processo de autoconhecimento. Ter metas claras para cada item é fundamental. Ao registrar seus gastos diariamente e acompanhar essas metas, você conseguirá manter a organização financeira e ficar livre das dívidas.

II Tenha uma reserva financeira

Construir uma reserva para emergências é um compromisso que todas as pessoas deveriam assumir, para assim estarem preparadas para lidar com imprevistos – desemprego, doenças, etc. Isso poderá evitar, inclusive, que você passe por uma situação de endividamento. O ideal é que essa reserva seja suficiente para custear seus gastos fixos pelo menos durante três meses.

III Encontre a motivação para planejar

Quais são os objetivos que você deseja realizar em 2018? Suas conquistas futuras dependem da maneira como você lida com seu dinheiro hoje. Então, comece definindo qual a prioridade, neste momento da sua vida, e passe a se planejar financeiramente para isso. Quanto antes começar, mais fácil será conquistar o que deseja.

IV Aprenda a investir e faça disso um hábito

Comprar a casa própria, construir um patrimônio para a educação dos filhos e conquistar a liberdade financeira são alguns objetivos que dificilmente serão conquistados se você guardar apenas o dinheiro que sobra no fim do mês. É preciso que seu dinheiro se multiplique! Para isso, aprenda sobre investimentos e aplique uma quantia mensalmente. Faça disso um compromisso, definindo metas de investimento para a realização de seus objetivos.

27 de Dezembro de 2018
Por Fernanda Prado

Posts Relacionados

Voluntariado na África

Destino Certo|

Lucia Caldas é apaixonada por viagens, fotografias, culturas e povos. Ela conta sobre sua viagem para a África e como o voluntariado impactou sua maneira de ser e de ver no mundo.

Japão e os encantos do Oriente

Destino Certo|

Fernanda Yanaze Maia é jornalista e gosta de ler, ir ao cinema, brincar com as filhas e, claro, viajar. Ela conta com exclusividade para a Woods como foi conhecer Tóquio, no Japão, terra dos seus ascendentes, lugar de noites agitadas, grandes centros de entretenimento, ótimas opções de gastronomia e belíssimos jardins e templos.

Por que visitar o Vale do Loire?

Destino Certo|

Robson é dono de uma agência de publicidade e um apaixonado pelo mundo. No começo de 2011, poucos meses depois de formado, iniciou o planejamento da sua primeira grande viagem com uma câmera na mão, uma mochila nas costas e muitos destinos no mapa. E nunca mais parou.

2018-12-17T13:38:31+00:00