fbpx

Lençóis Maranhenses

Depois de se aposentar como enfermeira, Lucia Caldas passou a se dedicar à fotografia. Atualmente, ela viaja o mundo fazendo trabalhos voluntários através da Volunteer Vacations. Ela apresenta as fotos e relembra os momentos que passou nos Lençóis Maranhenses, um paraíso na terra.

Antes de fazer a minha viagem, lembro que vi as fotos dos Lençóis Maranhenses na OneLapse Expedições Fotográficas. Foi amor à primeira vista! Aquelas paisagens me encantaram imediatamente, tornando-se minha principal motivação para conhecer aquele lugar mágico.

Comecei a ler bastante a respeito, e logo estava embarcando para os lençóis, com um grupo de fotógrafos. A rotina era pesada, acordávamos por volta das 4h30, ainda escuro, e íamos em carros quatro por quatro para as dunas. Somente esse tipo de veículo consegue chegar ao local.

Entre o nascer e o pôr do sol

O motivo de acordar tão cedo era logo justificado. Ver o nascer do sol, sob as dunas, era incrível. Era só escolher um local privilegiado e pronto, a magia estava feita.

Depois passávamos o dia caminhando, à procura de lagos e dunas para fotografar. Descansávamos muito pouco, próximo do horário do almoço, e à tarde já estávamos novamente subindo e descendo as areias frescas, finas e bem branquinhas.

O clima estava bem agradável. Entre junho e agosto, não é muito quente e não há a incidência das chuvas que costumam assolar a região em outros períodos do ano.

Portanto, quem pretende visitar o local este ano, é bom se programar já para aproveitar esse período.

No fim da tarde, preparávamos as máquinas fotográficas para mais um espetáculo a céu aberto: o pôr do sol destacava as nuances das dunas, sombreando-lhes as margens e fazendo lindos desenhos nas areias. Tudo contrastava com os lagos, transformando o cenário em uma obra de arte, um quadro desenhado pela natureza.

À noite, quando o céu estava favorável, ainda era possível fazer fotos belíssimas próximo ao hotel. Bastava olhar com um pouco mais de sensibilidade para ver uma linda fotografia, pronta para ser registrada, naquele lugar paradisíaco.

Claro que essa rotina é mais voltada a fotógrafos ou para quem pretende passar grande parte do passeio registrando esse espetáculo natural. Mas quem quer conhecer os lençóis pode organizar os passeios de acordo com suas necessidades.

O pôr do sol destacava as nuances das dunas, sombreando-lhes as margens e fazendo lindos desenhos nas areias. Tudo contrastava com os lagos, transformando o cenário em uma obra de arte, um quadro desenhado pela natureza. “

Dicas valiosas

Se você pretende conhecer os Lençóis Maranhenses, aqui vão algumas dicas para aproveitar mais e melhor essas belas paisagens.

– Apesar de haver carros para alugar, prefira um motorista local.

– Se conseguir, programe um voo de meia hora em um monomotor. É lindo!

– Navegue pelo Rio Preguiças, e aproveite para conhecer os restaurantes maravilhosos nas margens, que oferecem deliciosa comida local.

– Se for se banhar no rio, cuidado, a água é relaxante, mas em alguns pontos a correnteza é forte e perigosa. Informe-se.

– Vá entre junho a agosto, uma época boa, quando a estação de chuvas termina.

– Não deixe de visitar o Farol de Mandacaru.

– Utilize roupas leves, chapéu e muito filtro solar!

– Ande descalço nas dunas para sentir bem a areia branquinha, que está sempre em movimento pela influência dos ventos.

– E prepare bem as pernas, elas serão muito exigidas!

Ah, Maranhão! <3

Os Lençóis Maranhenses são um deserto surreal e único. Gigantescos lençóis brancos sobre montanhas a perder de vista, 80 km de litoral e avançando mais de 25 km para o interior do estado do Maranhão.

Essas centenas de dunas com cerca de 40 metros de altura ficam entrecortadas por translúcidas lagoas azuis e verdes, formando assim um ecossistema sem igual no planeta.

Recomendo também uma visita à cidade de Barreirinhas, a 260 km da capital São Luís. O deslocamento é feito de carro e barco, e nos leva as Vilas de Vassouras, Caburé e Atins, onde o Rio Preguiças encontra o mar. O Rio Preguiças nasce na região e é ladeado de barquinhos e casas de palha.

Visite os Lençóis Maranhenses, você vai se apaixonar!

Que o Brasil é um país lindo, isso todo mundo já sabe, mas não conhecer os Lençóis Maranhenses é perder um maravilhoso fenômeno da natureza. O povo maranhense é encantador e os cenários são belíssimos. Tudo isso no Brasil, o que enche o coração de orgulho.

10 de Janeiro de 2019
Por Lucia Caldas

Posts Relacionados

San Andrés – O Paraíso Colombiano

Destino Certo|

Nathalia Tosto é editora e fundadora do blog Coisas que Amamos. Essa carioca completamente apaixonada por viagens já esteve em mais de 35 países. Nathalia conta para a Woods Magazine sua experiência na ilha colombiana de San Andrés.

Irã

Destino Certo|

Cristiano Xavier é um mineiro que ama fotografar. Ele escolheu viajar para o Irã para aprender um pouco mais sobre sua cultura milenar e ver de perto todas as restrições que fazem desse país um destino cobiçado por muitos fotógrafos.

2018-12-18T11:26:06+00:00