fbpx

Conheça as maiores festas juninas do Brasil

Junho chegou e com ele as tradicionais festas juninas. No Brasil, a comemoração ganhou força por influência dos portugueses e são tradicionais as grandes festas realizadas em igrejas centenárias. Mas o brasileiro também criou a sua própria festa junina. A Bumba-Meu-Boi, em São Luís (MA) é um arraial de peso que traz folclores e festejos.

Vai viajar no mês de junho e quer aproveitar para ir em uma festa junina? Fique tranquilo! Separamos os maiores arraiás do Brasil para você. Coloque seu chapéu de palha, seu traje junino e escolha o que melhor lhe agrada.

Bumba-Meu-Boi (São Luís, Maranhão)

O Bumba Meu Boi é a festa mais marcante da cultura popular da região maranhense. Em homenagem ao protetor do auto, São João, a festa acontece principalmente entre os meses de junho e julho, mas há muitos eventos fora de época que ocorrem durante todo o ano.

A tradição surgiu no século XVIII e ainda hoje envolve a população de São Luís que, durante as festividades, ocupa todas as partes da cidade, da periferia aos shoppings. Grupos de todo o estado se reúnem, dançando e cantando noite adentro.

O festejo se divide em quatro etapas. Ainda na preparação começa o primeiro estágio e os ensaios. Eles se iniciam no sábado de aleluia e terminam dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, ou no sábado mais próximo dessa data.

A segunda fase é o batismo, quando o boi recebe todas as bênçãos do padroeiro da festa. A celebração com brincadeiras em arraiais durante todo o período de festa junina é a terceira etapa. A quarta e última etapa é a morte do boi, que acontece no final do mês de julho e termina definitivamente em outubro.

São João de Caruaru (Pernambuco)

No agreste pernambucano, Caruaru ganhou o apelido de “Capital do Forró”. Neste ano, as festividades foram iniciadas no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga no dia 1º de junho e seguirão até o dia 30 do mesmo mês. Os artistas Bell Marques, Alok, Zé Neto e Cristiano, Bruno e Marrone e Léo Santana também fazem parte da lista de atrações do festejo junino. Uma das particularidades da festa é o Festival de Comidas Gigantes, que traz comidas típicas como cozido de milho com manteiga, cuscuz e canjica.

Mossoró Cidade Junina (Rio Grande do Norte)

Tradicionalmente, o evento é realizado do início de junho até o início de julho, com diversas atrações musicais e atrativos. A festa junina de Mossoró atrai milhares de moradores e turistas anualmente, além de movimentar a economia.

Além da programação musical, o Mossoró Cidade Junina também oferece diversas atividades, como passeios ciclísticos, festival de quadrilhas, lançamentos de livros, seminários, exposições, espetáculo teatral e uma cidade cenográfica que fez as pessoas conhecerem a antiga Mossoró Junina.

São João de Campina Grande (Paraíba)

A festa ocorre de 07/06/2019 a 07/07/2019, na tradicional Praça do Povo. Anualmente é estimado durante o evento cerca de 2 milhões de pessoas. Nos fins de semana, o parque abrirá mais cedo, exatamente às 12h, beneficiando assim os comerciantes e participantes que desejam se posicionar melhor dentro do evento.

Neste ano, o palco principal da festa junina irá homenagear o centenário cantor e compositor Jackson Pandeiro.

10 de Junho de 2019
Por Redação

Posts Relacionados

2019-06-07T16:57:05-03:00