fbpx

Da Cidade Maravilhosa para os quatro cantos do país:  A tendência das festas cariocas

Que “todo Carnaval tem seu fim” já se sabe, mas o feriado mais queridinho dos brasileiros deixa de legado suas histórias e, de quebra, suas festas. Sim, as F E S T A S cariocas saem do Rio de Janeiro e invadem os quatro cantos do Brasil durante todo o ano, levando a energia e a animação carioca por onde passam. Mas por que essas festas são tendências? É fácil: elas oferecem experiências únicas ao público, arrebatando os corações dos brasileiros.

ARCA DE NOÉ

Por serem oriundas do carnaval do Rio, algumas dessas festas começaram como bloco de rua, até que ganharam formatos itinerantes pelo País. É o caso da Arca de Noé, uma mistura que combina tudo o que o carioca e o brasileiro amam, tornando-se o símbolo da animação do Rio de Janeiro. A “Arca” começou quietinha, como uma brincadeira, lá no ano de 2013, quando, no Carnaval, alguns amigos decidiram sair fantasiados nos bloquinhos da Cidade Maravilhosa: um vestiu-se de Noé, enquanto que os outros foram caracterizados de animais. A festa para eles durava mais que os próprios blocos. Quando a comemoração oficial terminava, o grupo permanecia com um sonzinho para animar a galera. Só que com o tempo, essa ideia ficou maior! Munidos de uma carreta e acompanhados de um DJ cujo som era bastante potente, eles passaram a agitar de verdade as ruas da cidade e todos que ali ainda permaneciam. Após alguns anos, a carreta de som animada e o grupo de amigos fantasiados de animais transcenderam a ideia de bloco de rua e já passou por Recife, São Paulo, Brasília e Curitiba, sendo um sucesso por todas elas.

ESBÓRNIA

Apontada atualmente como umas das maiores farras do país, com um público de mais de 10 mil pessoas, a Esbórnia nasceu de uma festa de amigos em 2010, no Rio de Janeiro, e virou selo itinerante, ganhando cidades como Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, São Miguel dos Milagres (AL) e Praia da Pipa (RN). Descrita como mais que uma festa, a Esbórnia é definida como um estilo de vida construído de forma contagiante, intimista, colorida e que está sempre se inovando e se reinventando com o objetivo de proporcionar experiências únicas e inéditas.

TARDEZINHA

Outra festa carioca que conquistou os corações dos brasileiros é a Tardezinha. Queridinha do público, a festa vem de um evento idealizado pelo cantor Thiaguinho, que, neste projeto, canta músicas autorais e de outros artistas ao ar livre, em diferentes cidades brasileiras. O clima descontraído conquistou o público brasileiro e virou um grande sucesso. Como já anunciado pelo próprio Thiaguinho, esse ano será o último do projeto.

FICA COMIGO

E por falar em festa carioca que carrega multidões por onde passa, não podemos deixar de citar o evento mais apaixonado do país, a “Fica Comigo”. O repertório é apaixonante: vai de SPC a Raça Ne­gra, passando por Katinguelê, Os Morenos, Exaltasamba, entre ou­tros grandes grupos que encanta­ram milhões de corações pelo Brasil afora. Misturado ao som dos me­lhores DJs do Rio, o evento passou por Curitiba, Brasília, Recife e São Paulo.

Algumas cidades fora do Eixo Rio/ SP seguem essa tendência de importar festas cariocas já há algum tempo, como é o caso de Curitiba. A cidade já tem confirmado para 2019 as festas “Arca de Noé”, “Esbórnia”, “Fica Comigo” e “Tardezinha”, todas organizadas pela CWB Brasil, produtora local responsável por trazer as maiores Festas do Rio de Janeiro para a capital paranaense. E para estender o clima festivo e de alto astral no estado do Paraná, a CWB levará a “Tardezinha” para Ponta Grossa, Londrina e Maringá. Para mais informações acesse facebook.com/cwbshowseartistas ou instagram.com/cwbbrasil.

07 de março de 2019
Por Samantha Rocha

Posts Relacionados

2019-02-28T09:48:56+00:00