fbpx

150 BPM: conheça o ritmo que vem mudando o funk nacional

O funk acelerou e ultrapassou as barreiras dos bailes de comunidade do Rio de Janeiro, conquistando seu espaço no cenário musical brasileiro. O movimento “150 BPM” tem sido visto como a reviravolta do funk carioca. A internet ajudou a propagar o ritmo, mas é nos bailes funks de comunidade que as canções se criaram. O retorno desse ritmo coincidiu com o renascimento dos bailes cariocas. Festas como Baile da Gaiola, na Penha, se tornaram célebres núcleos do funk acelerado.

Antes de chegar ao topo do Spotify, o ritmo 150 BPM era só um projeto no computador do DJ Polyvox. Tudo começou quando seu filho, na sala de casa, estava batendo em uma garrafa pet, Polyvox achou interessante aquele som e decidiu colocá-lo em 150 BPM. Depois, foi só incluir a batida na festa para os outros DJs aderirem.

O ritmo que ganhou o Brasil

O funk 150 BPM ganhou o Brasil, não só seus DJs e artistas estão com agenda cheia, como as festas com temáticas de funk tem invadido os quatro cantos do país, arrastando um grande público por onde passa. Porém, antes mesmo desse ritmo ser um sucesso, a Woods já havia o aderido em muitas das edições da famosa label Baile da Woods, que passou por diversas unidades com atrações que fazem sucesso hoje em dia com o 150 BPM, como o MC Kevin O Chris. O MC que participou do show do Post Malone no Lollapalooza 2019, levou o “Baile da Gaiola” para o festival.

Considerado o mais famoso do Brasil, o Baile da Gaiola já recebeu em suas edições celebridades, jogadores de futebol e turistas internacionais. Após enorme sucesso, o Baile mais famoso do Rio de Janeiro decidiu levar seu clima e animação para as outras cidades do país, como é o caso de Curitiba, que na próxima sexta-feira, 17 de maio, sentirá essa atmosfera do 150 BPM.

Enquanto o restante do país está vivendo a onda do 150 BPM, nos bailes funks das comunidades cariocas a tendência já é outra. Na Nova Holanda, o DJ Polyvox, idealizador dessa febre, já toca sons em 175 BPM.  Será que estamos prestes a ver uma nova febre invadir o Brasil?

09 de Maio de 2019
Por Samantha Rocha

Posts Relacionados

Um dom que vem de berço

Culturama|

Marcos, mais conhecido como Neguers, é um cantor e compositor que transitou em diversos ambientes da música. De radialista a vocalista de banda cover dos Ramones nos anos 2000, já agitou muitas noites, e atualmente faz shows com um repertório totalmente autoral.

2019-05-09T13:40:57-03:00