fbpx

Papai Noel

Chegou o dia em que crianças (e grandinhos) de todo o mundo aguardam ansiosamente pela visita sorrateira do Bom Velhinho! E enquanto ele chega, a Woods Magazine separou algumas curiosidades sobre esse personagem amado no mundo todo.

  1. O personagem do Papai Noel foi inspirado em São Nicolau, arcebispo de Mira na Turquia, no século IV.
  1. Nicolau costumava distribuir, anonimamente, presentes para as crianças da região e até custear os dotes de moças pobres para que elas pudessem se casar.
  1. São Nicolau era originalmente retratado com trajes de bispo. A transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha.
  1. A imagem do Papai Noel que conhecemos atualmente se tornou popular nos EUA e Canadá no século XX.
  1. A Coca-Cola teve grande influência nisso pois lançou um comercial do bom velhinho com as vestes vermelhas na época.
  1. Uma das pessoas que ajudaram a reforçar a lenda do Papai Noel foi Clemente Clark Moore, professor de literatura grega de Nova York, que lançou o poema “Uma visita de São Nicolau”, em 1822, escrito para seus filhos.
  1. Nesse poema, Clemente Clark Moore contou a versão de que ele viajava num trenó puxado por renas e ajudou a divulgar essa lenda.
  1. O caso da chaminé é um dos mais curiosos na lenda de Papai Noel. Alguns defendem que isso se deve ao fato de que várias pessoas tinham o costume de limpar as chaminés no Ano Novo para permitir que a sorte entrasse na casa durante o resto do ano.
  1. Outra explicação para a chaminé veio da Finlândia: os antigos lapões viviam em pequenas tendas, semelhantes a iglus, que eram cobertas com pele de rena. A entrada para essa casa era um buraco no telhado.
  1. São Nicolau foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos.
  1. A tradição de visitar a casa do Papai Noel em shoppings surgiu em 1890, depois que o empresário James Edgar teve a ideia de aparecer fantasiado de bom velhinho em uma de suas lojas, localizada em Massachusettes, nos EUA.
  1. Pouco dias depois da primeira aparição, crianças de toda a região começaram a viajar até a cidade para ver o Papai Noel em pessoa!
  1. No Canadá, as crianças que mandam suas cartinhas para o Papai Noel não podem esquecer de incluir o código postal “HOH OHO” nos envelopes.
  1. Já as que moram na Inglaterra devem postar suas listas de presentes a “Papai Noel, Gruta do Bom Velhinho, Terra das Renas, CEP SANT A1”
  1. Nos EUA, todos os anos o NOARD – Comando Norte-Americano de Defesa do Espaço Aéreo – divulga informações oficiais e atualizadas sobre o trajeto do trenó do Papai Noel durante o Natal.
  1. Nos EUA e no Canadá o costume é deixar biscoitos e leita para o Bom Velhinho
  1. Enquanto na Inglaterra o Normal é que a molecada deixe um copo de leite e uma tradicional tortinha de frutas – e uma cenoura para Rudolf, a rena.
  1. Na Irlanda e na Austrália, o Bom Velhinho se dá melhor, pois, além de quitutes, as crianças deixam um belo copo de Guinness.
  1. Em alguns lugares na Europa, é possível ver o Papai Noel representado com as vestes de bispo, tendo, em vez do gorro vermelho, uma mitra episcopal.
  1. Nos países do Norte da Europa, dizem que o Papai Noel vive na Lapônia, na cidade de Rovaniemi, onde de fato existe o “escritório do Papai Noel”, uma atração turística do local.
24 de Dezembro de 2018
Por Redação

Posts Relacionados

Descubra os encantos da América do Sul

Destino Certo|

A curitibana Daniele de Andrade rodou de carro 22 mil quilômetros, conhecendo cinco países e mais de 50 cidades. Ela conta todos os detalhes dessa fascinante experiência e ainda dá dicas para quem planeja se aventurar neste ano

Por que visitar o Vale do Loire?

Destino Certo|

Robson é dono de uma agência de publicidade e um apaixonado pelo mundo. No começo de 2011, poucos meses depois de formado, iniciou o planejamento da sua primeira grande viagem com uma câmera na mão, uma mochila nas costas e muitos destinos no mapa. E nunca mais parou.

2018-12-17T11:25:39-03:00