fbpx

20 fatos sobre Carnaval

1. O entrudo, festa popular que se realizava 3 dias antes da entrada da quaresma, é considerado a origem do carnaval brasileiro.

2. De acordo com o Guinness Book, o carnaval carioca é a maior festa popular de rua do mundo.

3. Em 1840 aconteceu, no Rio de Janeiro, o primeiro baile de carnaval do Brasil. O detalhe é que o baile foi organizado por uma mulher italiana, que pretendia reproduzir no Brasil um dos aspectos do carnaval veneziano.

4. A palavra “carnaval” está relacionada com os prazeres da carne. Sendo que “carnis” em latim significa carne e “valles” significa prazeres.

5. A Igreja Católica se opunha a esses festejos pagãos, mas, em 590, decidiu reconhecê-los. Exigiu, porém, que o dia seguinte (Quarta-Feira de Cinzas) fosse dedicado à expiação dos pecados e ao arrependimento.

6. “Ô Abre Alas”, composta por Chiquinha Gonzaga em 1899, foi a primeira marchinha carnavalesca com letra.

7. A primeira micareta brasileira ocorreu no início do século XX, em Jacobina, interior da Bahia. O nome “micareta” surgiu em 1935, depois de um plebiscito feito pelo jornal “A Tarde”.

8. A origem do abadá, roupa usada pelos micareteiros, vem da cultura afro-brasileira. Os abadás eram as vestimentas usadas nas celebrações do candomblé. Mais tarde, o termo passou a designar a roupa dos capoeiristas.

9. Os blocos carnavalescos surgiram no Brasil na segunda metade do século XIX. Contavam com a participação de membros das elites urbanas e eram compostos por pessoas fantasiadas, carros decorados e bandas musicais.

10. O primeiro bloco de carnaval do Brasil foi o Congresso das Sumidades Carnavalescas. Fundado na cidade do Rio de Janeiro em 1855, teve como um dos fundadores o famoso escritor José de Alencar.

11. Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade de Recife, como o maior bloco de carnaval do mundo.

12. O termo “escola de samba” surgiu no final da década de 20, quando o compositor Ismael Silva decidiu reunir os principais sambistas do bairro carioca Estácio, para formar uma roda de samba em frene à antiga Escola Normal.

13. Os quatro dias de festa que hoje marcam o calendário turístico do Rio de Janeiro só foram se consolidar a partir de 1963, quando a agremiação do Salgueiro desfilou ao som de um enredo sobre Chica da Silva.

14. Com a popularização dos desfiles, na década de 70, os organizadores foram obrigados a estabelecer um limite de tempo para cada escola.

15. Na década de 80 os desfiles foram transferidos das ruas para o Sambódromo, construído por Oscar Niemeyer.

16. Dagmar, esposa de Nozinho, irmão de Natal da Portela, foi a primeira mulher a tocar surdo numa bateria de Escola de Samba.

17. A ala das baianas na década de 30 era formada, quase exclusivamente, por homens que saiam nas laterais das escolas, portando navalhas presas as pernas para defenderem as agremiações em caso de briga.

18. A “Deixa Falar”, primeira Escola de Samba, foi fundada como bloco em 1928.

19. O surgimento da primeira Escola de Samba, a Deixa Falar, coincidiu com a implantação da gravação elétrica no Brasil, responsável pelo impulso no mercado do disco.

20. Além do Carnaval de Salvador, de Olinda e do Rio de Janeiro, as festas mais conhecidas do mundo são as de New Orleans (Estados Unidos), Veneza (Itália) e Colônia (Alemanha).

Fotos: shutterstock.com

Postado 25 de Fevereiro de 2019
Por Redação

Posts Relacionados

20 fatos sobre Papai Noel

20 Fatos Sobre|

Chegou o dia em que crianças (e grandinhos) de todo o mundo aguardam ansiosamente pela visita sorrateira do Bom Velhinho! Confira algumas curiosidades sobre o gorduchinho amado no mundo todo.

20 Fatos sobre Carnaval

20 Fatos Sobre|

Carnaval é uma das maiores manifestações culturais que existe no planeta. No Brasil, quando as festas ocorrem, em fevereiro ou março, o país literalmente para. Confira algumas curiosidades sobre esse feriado aguardado por todos.

2019-02-25T17:24:25-03:00