fbpx

Projeto sobre performances em espaços urbanos chega em Curitiba

Com o projeto Free Seat, contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2017-2018, o músico brasileiro Pedro Carneiro Silva, o cineasta alemão-iraniano Ardalan Aram e artista visual Pedro Victor Brandão, chegam em Curitiba (PR) e ministram workshop sobre diversas linguagens da arte em diálogo com os espaços urbanos. O projeto já passou por Recife (PE) e depois segue para o Rio de Janeiro (RJ). A oficina, dedicada para músicos, artistas visuais e estudantes de artes em geral, acontece no dia 19 de dezembro, às 18h, no Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail solaresproducoes@gmail.com.

Será apresentada uma perspectiva histórica da performance, abordando artistas brasileiros de diversas áreas que desenvolvem esse tipo de trabalho. Silva falará da própria experiência, também em outros projetos multiartísticos. A conversa discorrerá sobre os processos criativos que acontecem nas ruas.

Free Seat ainda conta com uma performance musical urbana, de mesmo nome, realizada pelo músico e gravada por Aram, que transforma as ações em vídeo e os disponibiliza na internet. Silva senta-se em uma cadeira, com um teclado e fones de ouvido. Próximo a ele, está outra cadeira com o aviso “pode se sentar” e fones de ouvido à disposição. A ideia é que qualquer transeunte aceite o convite e participe da experiência. Para cada um que toma o lugar, o pianista cria uma música na hora, inspirado na pessoa, nos seus trejeitos, no ambiente. Por isso, o ouvinte acaba sendo cocriador da obra. É uma relação completamente emocional, sem palavras.

“O participante, ao vencer a natural desconfiança quanto ao que lhe está sendo oferecido e aderir à proposta, passa da condição de mero espectador para a de coautor do processo de criação, na medida em que sua atitude influi diretamente na criação musical e audiovisual“, explica o músico.

A contribuição do artista visual Pedro Victor Brandão, na função de diretor artístico, é uma novidade da edição brasileira. De acordo com Silva, a ideia é que Brandão encontre novos formatos de interação do projeto com as localidades. O workshop também proporcionará isso, pois haverá trocas de experiências e ideias entre os artistas envolvidos. Free Seat já esteve em Berlim, na Alemanha, e em Lisboa, em Portugal – inclusive com vídeo viralizado nas redes.

Sobre o Rumos Itaú Cultural

Um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país, o Programa Rumos, é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997, fomentando a produção artística e cultural brasileira. A iniciativa recebeu mais de 64,6 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas mais de 1,4 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.

Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 6 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados. Nesta edição de 2017-2018, os 12.616 projetos inscritos foram examinados, em uma primeira fase seletiva, por uma comissão composta por 40 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país.

Em seguida, passaram por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 21 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição. Foram selecionados 109 projetos, contemplando todos os estados brasileiros.

SERVIÇO:

Rumos Itaú Cultural 2017-2018

Workshop Free Seat

Dia 19 de dezembro

De 18h às 20h

Local: Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França

R. Mal. Floriano Peixoto, 458, Centro

Curitiba (PR)

Entrada gratuita (Inscrições pelo e-mail solaresproducoes@gmail.com)

Postado 11 de dezembro de 2018
Por Lola Dias

Posts Relacionados

2019-01-20T22:08:33-03:00

Warning: include_once(/var/www/vhosts/portalwoods.com.br/httpdocs/2019/wp-content/plugins/wp-fastest-cache-premium/pro/library/lazy-load.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/vhosts/portalwoods.com.br/httpdocs/2019/wp-content/plugins/wp-fastest-cache/inc/cache.php on line 705

Warning: include_once(): Failed opening '/var/www/vhosts/portalwoods.com.br/httpdocs/2019/wp-content/plugins/wp-fastest-cache-premium/pro/library/lazy-load.php' for inclusion (include_path='.:/opt/plesk/php/7.1/share/pear') in /var/www/vhosts/portalwoods.com.br/httpdocs/2019/wp-content/plugins/wp-fastest-cache/inc/cache.php on line 705

Fatal error: Uncaught Error: Call to a member function lazy_load() on null in /var/www/vhosts/portalwoods.com.br/httpdocs/2019/wp-content/plugins/wp-fastest-cache/inc/cache.php:708 Stack trace: #0 [internal function]: WpFastestCacheCreateCache->callback('<!DOCTYPE html>...', 9) #1 /var/www/vhosts/portalwoods.com.br/httpdocs/2019/wp-includes/functions.php(4344): ob_end_flush() #2 /var/www/vhosts/portalwoods.com.br/httpdocs/2019/wp-includes/class-wp-hook.php(286): wp_ob_end_flush_all('') #3 /var/www/vhosts/portalwoods.com.br/httpdocs/2019/wp-includes/class-wp-hook.php(310): WP_Hook->apply_filters(NULL, Array) #4 /var/www/vhosts/portalwoods.com.br/httpdocs/2019/wp-includes/plugin.php(465): WP_Hook->do_action(Array) #5 /var/www/vhosts/portalwoods.com.br/httpdocs/2019/wp-includes/load.php(954): do_action('shutdown') #6 [internal function]: shutdown_action_hook() #7 {main} thrown in /var/www/vhosts/portalwoods.com.br/httpdocs/2019/wp-content/plugins/wp-fastest-cache/inc/cache.php on line 708