fbpx

O menino que queria ser rei | Crítica

Mesmo o cinema atual sendo dominado por super-heróis, as grandes produtoras ainda tentam, de todas as maneiras, colocar outras aventuras para tentar fisgar a atenção de um público mais jovem – entendam este público como crianças. Vez ou outra, as grandes companhias lembram dos pequeninos e produzem longas não menos que bons para eles.

Este é o caso da mais nova produção da Fox, o longa ‘‘O menino que queria ser rei’’. A história é uma releitura da lenda do Rei Arthur, adaptada para os tempos contemporâneos do Reino Unido. Alex, interpretado por Louis Ashbourne Serkis, o personagem protagonista, é um menino comum, com um amigo nerd, Bedders, que sofre bulliyng dos valentões da escola. Até aí nada de novo, mas ainda sim uma boa produção. Após tentar salvar o fiel escudeiro, Alex passa a ficar na mira dos valentões também e, ao tentar se esconder, encontra a famosa e lendária Excalibur.

Com o desenrolar da trama, alguns elementos são introduzidos na história como o grande mago Merlim, interpretado por Patrick Stewart, que também faz parte da mitologia Arturiana. O ator não faz mais do que algumas graças e solta algumas frases de efeito para que o filme faça sentido ao telespectador.

No papel da vilã Morgana, Rebecca Ferguson está excelente, apesar de ter pouquíssimo espaço para criar mais do que a clichê personagem que se torna má depois de descobrir que tem inveja do meio-irmão, ‘‘o escolhido’’ – o próprio Rei Arthur.

Sem mais elementos que chamem a atenção, o verdadeiro, mas ainda sim muito caricato, personagem que vai deixar as crianças sentadas em seus assentos no cinema, é o jovem Merlim, interpretado por Angus Imrie, que desenvolveu movimentos rápidos com a mão e uma careta única para quando precisa realizar alguma mágica.

A direção de Joe Cornish, como já citado, não é mais que boa e como dizem os mais críticos, faz valer o ingresso, mas não mais que isso. Com várias referências aos mundos de ‘‘Harry Potter’’ como os cavalos-zumbis das criaturas das trevas que são muito parecidos com os Testrálios (cavalos alados, que só pessoas que quase morreram conseguem enxergar) e de ‘‘Percy Jackson’’ –  já que é o mesmo diretor -, ‘‘O menino que queria ser rei’’ também pode ser considerado uma releitura para crianças desses dois longas, mas sem a graça e a empatia de Harry Potter e sem as aventuras e surpresas de Percy Jackson.

O que resta a fazer, caso a escolha para o cinema seja ‘‘O menino que queria ser rei’’, é pegar a pipoca e aproveitar junto com a criança que há dentro de você – ou do seu lado.

Texto: Lola Dias

Fotos: Reprodução/Divulgação

Postado 21 de janeiro de 2019

Posts Relacionados

2019-01-25T15:00:57-03:00

Warning: include_once(/var/www/vhosts/portalwoods.com.br/httpdocs/2019/wp-content/plugins/wp-fastest-cache-premium/pro/library/lazy-load.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/vhosts/portalwoods.com.br/httpdocs/2019/wp-content/plugins/wp-fastest-cache/inc/cache.php on line 705

Warning: include_once(): Failed opening '/var/www/vhosts/portalwoods.com.br/httpdocs/2019/wp-content/plugins/wp-fastest-cache-premium/pro/library/lazy-load.php' for inclusion (include_path='.:/opt/plesk/php/7.1/share/pear') in /var/www/vhosts/portalwoods.com.br/httpdocs/2019/wp-content/plugins/wp-fastest-cache/inc/cache.php on line 705

Fatal error: Uncaught Error: Call to a member function lazy_load() on null in /var/www/vhosts/portalwoods.com.br/httpdocs/2019/wp-content/plugins/wp-fastest-cache/inc/cache.php:708 Stack trace: #0 [internal function]: WpFastestCacheCreateCache->callback('<!DOCTYPE html>...', 9) #1 /var/www/vhosts/portalwoods.com.br/httpdocs/2019/wp-includes/functions.php(4344): ob_end_flush() #2 /var/www/vhosts/portalwoods.com.br/httpdocs/2019/wp-includes/class-wp-hook.php(286): wp_ob_end_flush_all('') #3 /var/www/vhosts/portalwoods.com.br/httpdocs/2019/wp-includes/class-wp-hook.php(310): WP_Hook->apply_filters(NULL, Array) #4 /var/www/vhosts/portalwoods.com.br/httpdocs/2019/wp-includes/plugin.php(465): WP_Hook->do_action(Array) #5 /var/www/vhosts/portalwoods.com.br/httpdocs/2019/wp-includes/load.php(954): do_action('shutdown') #6 [internal function]: shutdown_action_hook() #7 {main} thrown in /var/www/vhosts/portalwoods.com.br/httpdocs/2019/wp-content/plugins/wp-fastest-cache/inc/cache.php on line 708