💡 Posso INSTALAR um DIMMER numa ligação de INTERRUPTORES “three-way”?

Post Content

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://engehall.com.br/aula?src=yt1-vd946
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://engehall.com.br/links
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
Bom, qualquer eletricista tem por obrigação saber ao menos instalar um interruptor simples, certo? Porém quando o assunto é a instalação de interruptores paralelos, os famosos three-ways, muitos eletricistas sentem um pouco de dificuldade no começo e aí a conversa começa a mudar… é como se em termos de dificuldade, esta instalação fosse um nível intermediário.

Agora, imaginem usar interruptores paralelos, junto com um dimmer manual no meio de tudo? Será que isso funciona? Será que dá curto?
Pois foi justamente esta a dúvida que nosso inscrito Gabriel Assis nos enviou no insta…
Ele escreveu: “Boa tarde André, tudo bem? Dimmer em ligação three way funciona? Pode ser feito?

Então turma, pra quem não sabe a ligação de interruptores paralelos “three way” e intermediários “four-way” nos permite controlar uma ou mais lâmpadas em mais de um ponto, tipo naquelas situações que você entra no quarto e acende a luz, depois deita na cama e consegue apagar e acender a mesma lâmpada entende? Você consegue controlar a lâmpada tanto deitado na cama, quanto ao entrar pela porta também.

Já o tal dimmer, é para controlar a intensidade luminosa, ou seja o brilho da lâmpada. Com ele você pode aumentar e diminuir a quantidade de luz em um ambiente, isso dá mais conforto visual para o usuário.

Só que aí tem um detalhe: O dimmer até então é usado para ligações simples, ou seja usamos apenas um para controlar uma ou mais lâmpadas, até então não sabemos se dá pra dimerizar a lâmpada em um local, depois ir em outro local e tentar dimerizar novamente, aumentando e diminuindo o brilho e por aí vai.

E aí fica a dúvida: Será que daria para dimerizar uma ligação paralela?
A resposta é sim, mas em partes. “Uai André, como assim em partes?”
Bom, fizemos 3 testes para mostrar para vocês este tipo de instalação usando dimmer manual, vamos conferir….

teste 1. Em nosso primeiro teste instalamos o dimmer entre o cabo de fase e o interruptor paralelo. Reparem que conseguimos dimerizar nossa iluminação, porém em apenas um ponto. Vamos voltar a nosso exemplo do quarto. Seria como você controlar a luminosidade do quarto quando você entrasse no quarto. no outro interruptor você conseguiria apenas ligar e desligar esta lâmpada, sem controlar a intensidade da iluminação.

teste 2. Agora, vamos repetir o mesmo teste, só que desta vez iremos instalar o dimmer entre o interruptor e o cabo de retorno (aquele cabo que vai para a lâmpada). igualmente ao exemplo anterior, teríamos o controle apenas em um ponto, só que neste caso seria no interruptor próximo à cama. Particularmente, se eu fosse fazer este tipo de ligação eu faria assim.

teste 3. Agora vamos ligar nosso dimmer em uma das pernas de nosso paralelo. Reparem que agora, sempre que a perna onde estiver nosso dimmer for acionada, você poderá fazer o ajuste de luminosidade. Agora, se utilizarmos 2 dimers, poderemos controlar a luminosidade em cada perna do balanço.

Se você é uma pessoa moderna, existe uma maneira de dimerizar uma lâmpada junto com o three way, em qualquer ponto que você quiser, no caso um four-way, que é partindo para uma solução simples de automação residencial, mas bem simples mesmo, nada de mais.

Para isso você precisará usar um dimmer digital como este aqui. Inclusive estes dispositivos ainda disponibilizam a opção de controle pelo celular e por assistente virtual inteligente, seja ele Alexa, Siri ou qualquer outro de sua preferência.

Eu por exemplo uso na minha casa um modelo de automação que já mostrei aqui no canal que é da BLUELUX, eles tem o relé dimerizável, eu ligo, desligo e controlo a intensidade das minhas lâmpadas todas usando pulsadores e também pelo meu celular, é bem bacana.

Ah, e tem mais um “detalhezinho” para usarmos o dimmer, seja ele analógico ou digital: as lâmpadas precisam ser dimerizáveis. Para você saber se a lâmpada é ou não é dimerizável, você precisa verificar na embalagem ou no corpo da lâmpada.

Agora é com você meu querido. Você já teve a curiosidade de instalar dimmer em uma ligação three way? Ou você já fez este tipo de instalação? Responde pra gente aqui embaixo nos comentários.

Engehall Elétrica

Vídeo original no link a seguir: Read More

Comments are closed.