Como encontrar boas oportunidades de emprego através da informática

Sem dúvida nenhuma a área de TI tem se tornado um dos maiores redutos de empregos de qualidade dos últimos anos. É possível encontrar uma média salarial cerca de 4 vezes maior do que a maioria dos empregos para quem está com uma capacitação na área.

Iniciar uma carreira na área pode ser um pouco desafiador. Principalmente pelo fato de que temos uma grande quantidade de pessoas querendo migrar para este caminho, exatamente pela grande variedade de ofertas de trabalho, assim como uma possibilidade de um futuro melhor.

Entretanto, muitos nem ao menos iniciam um curso de informática para começar a se preparar. Exatamente porque não sabem o caminho correto.

Enquanto isto, outros seguem por um caminho a esmo, e acabam tendo muita dificuldade para conseguir seu primeiro emprego em TI.

Mas vale a pena dizer que se especializar na informática é ainda mais importante para outras áreas fora da tecnologia da informação. Afinal de contas, é extremamente comum que tudo hoje esteja diretamente ligado a alguma habilidade na área.

Seja como for, o objetivo de hoje é mostrar como é possível aumentar as suas chances de conseguir um bom emprego através da informática.

Vamos conferir?

Como encontrar boas oportunidades de emprego através da informática

Primeiramente é importante dizer que tanto para quem vai trabalhar na área de TI, para quem não vai, é comum que a pessoa siga o mesmo caminho. Exceto o passo 3, que neste caso é específico para quem deseja seguir na área de programação.

Entretanto, vale a pena experimentar diferentes áreas do conhecimento, desta forma você vai garantir uma chance de explorar ainda mais opções. Mas tudo depende do seu tempo e interesse pessoal.

1 – Comece com cursos de capacitação

Ainda na infância, muitos programas de formação para jovens programadores são oferecidos. As escolas oferecem tecnologia de ponta com tablet infantil das melhores marcas, computadores com hardware velozes e professores com boa formação.

Tal exemplo da inserção da programação no portfólio tão cedo, fomenta ainda mais a indústria e faz com cursos de capacitação sejam ainda mais procurados.

Cursos de capacitação são uma das melhores formas de você iniciar com o pé direito dentro da área da informática. Seja para trabalhar com TI ou não, existem uma variedade imensa de cursos que podem te ajudar a alcançar novos objetivos profissionais.

Principalmente pelo fato de que eles são cursos livres, e por isso podem ser encontrados de forma gratuita na internet. Eles entregam certificados válidos perfeitos para quem deseja apresentar na hora de uma entrevista.

Outro ponto positivo deste tipo de capacitação é que a maioria delas é feita de maneira online. Ou seja, você pode estudar em sua casa ou em qualquer outro lugar, ou ainda quando está voltando do trabalho em um ônibus.

E claro, as aulas podem ser realizadas no melhor horário para você. Nada de ter um horário marcado e complicado para atender presencialmente a uma aula do outro lado da cidade.

2 – Crie um portfólio

Um portfólio é uma maneira excelente de facilitar um convite inicial para uma entrevista de emprego. Principalmente pelo fato de que ele comprova que você tem total capacidade de executar determinada tarefa na prática.

Isto normalmente é feito com fotos ou vídeos, mas um bom depoimento de clientes ou patrões de outros trabalhos ainda é extremamente positivo. Tudo deixa o recrutador mais confiante nas suas habilidades e possibilidades, ao mesmo tempo em que te orienta sobre o que é mais importante para a sua carreira.

3 – Se você trabalha com programação, crie um github

Muitas pessoas que estão para entrar na área da programação precisam aprender de maneira prática com o uso do GitHub. Esta é uma ferramenta crucial para quem deseja se destacar como alguém que trabalha como programador.

Sendo algo mais do que essencial. Na verdade, o GitHub é um repositório, e o Git é a ferramenta em si. Mas a pessoa também pode se especializar em outras opções para repositório, como por exemplo o BitBucket.

Seja como for, a ideia aqui é criar pequenos projetos e códigos que realmente sejam úteis para apresentar você como um programador com capacitações básicas no assunto. Assim que você tiver uma grande variedade de programas à mostra, as suas chances sobem muito.

4 – Faça um estágio

Um estágio é uma maneira incrível de aprender na prática como um trabalho funciona. Embora muitos façam piadinhas sobre a real função de um estagiário, a grande verdade é que você passa a ter uma facilidade muito maior de dominar o que realmente é utilizado no mercado de trabalho.

Através de um estágio você também passa a confiança de que já teve contato com a área, e que muito provavelmente não terá que aprender do básico até o avançado. Principalmente pelo fato de que a maioria das empresas estão sempre com demandas urgentes.

Além disso, é comum que as pessoas que estão trabalhando na área não seja honestas quanto à sua experiência para tentar se adequar em uma vaga.

O grande desafio para muitos é que o estágio realmente possui uma remuneração muito baixa. Algumas vezes pode ser o caso de não haver remuneração alguma para o estagiário.

Isto acontece pelo fato do estágio não ser um emprego, e sim uma forma de aprendizado da profissão. Se você tem condições de investir em uma experiência desta, é algo mais do que essencial.

Considerações finais

Como você pode ver, começar na área de TI, ou mesmo melhorar o seu currículo para conseguir uma colocação no mercado de trabalho é algo que demanda algum esforço. Mas o melhor de tudo é que este esforço é rapidamente recompensado.

A maioria das pessoas acaba entendendo que é sempre importante seguir um caminho mais desafiador no início para realmente conseguir um bom destaque no final. Então, mesmo que seja apenas começar um curso de informática, quanto antes tomar as primeiras providências, melhor.

E claro, aqueles que tiverem disposição para ir mais longe serão recompensados por isso. Principalmente pelo fato de que carreiras como a de programação muitas vezes serão portas abertas para se trabalhar no exterior, ganhando em moedas mais fortes que a nossa.

Então por hoje é isso, esperamos que estas dicas tenham sido úteis para você. Mas se ainda houver alguma dúvida sobre o assunto, sem problemas! Basta entrar em contato através dos comentários que estaremos prontos para te ajudar.

Até a nossa próxima dica!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Leia também: Notícias agora de Goiás no portal G5 NEWS

Comments are closed.