IndexWatch 2021: os vencedores de SEO nos resultados de pesquisa do Google nos EUA

2021 foi um ano volátil para os resultados de pesquisa orgânica do Google, com atualizações frequentes de algoritmos – confirmadas e não confirmadas – variando de várias atualizações principais amplas, atualizações de revisão de produtos e a tão esperada atualização de experiência de página.

A implementação de uma estratégia de SEO é uma das muitas variáveis ​​que podem influenciar o desempenho de um site durante essas atualizações de algoritmo. As classificações de pesquisa orgânica também podem ser influenciadas por fatores como QDF (consulta merece novidade), eventos políticos e globais, mudanças significativas no comportamento do consumidor (como bloqueios impostos pelo governo), sazonalidade e muito mais.

Embora muitas mudanças de visibilidade possam estar vinculadas a esforços específicos de SEO, outras podem ser influenciadas por esses fatores externos ou podem simplesmente ser o resultado do Google desenvolver uma melhor compreensão de como atender melhor a intenção de pesquisa.

Abaixo está uma lista dos 250 domínios que tiveram os maiores aumentos na visibilidade de SEO ao longo de 2021, tanto em termos de ganhos absolutos quanto de aumentos percentuais.

Metodologia

Identificamos os 250 domínios com o maior crescimento – tanto em termos percentuais quanto absolutos usando o Índice de Visibilidade SISTRIX, que indica um valor para a visibilidade de um domínio nos resultados de pesquisa do Google.

O SISTRIX mede classificações de mais de 100 milhões de domínios para 100 milhões de palavras-chave no Google. Os dados abaixo se concentrarão especificamente no índice do Google nos EUA (Google.com).

Ao medir ativamente as classificações em um conjunto representativo de palavras-chave, os dados do SISTRIX estão livres de influências externas, como sazonalidade, clima, períodos de férias e outros fatores e tendências externas.

Os dados mostrados abaixo são coletados apenas de classificações de pesquisa para dispositivos móveis.

Locais governamentais e autoridades de saúde e médicas com alta EAT

Um dos padrões mais claros de 2021 foi o aumento crescente da visibilidade entre sites governamentais, bem como autoridades médicas altamente confiáveis ​​que demonstram COMER (competência, autoridade e confiabilidade).

Alguns exemplos de domínios que se enquadram nesta categoria:

  • Betterhealth.vic.gov.au
  • Clevelandclinic.org
  • Mayoclinic.org
  • Hopkinsmedicine.org
  • Bls.gov
  • Cancer.gov
  • Nhs.uk
  • Healthcare.gov
  • Wisconsin.gov
  • Consumerfinance.gov
  • Benefits.gov
  • ssa.gov

Essa tendência não é exclusiva de 2021; nos últimos anos (especialmente desde a atualização principal de agosto de 2018), o Google confirmou eles estão aumentando a visibilidade de sites altamente autorizados para consultas YMYL (seu dinheiro, sua vida).

Além disso, em “Como o Google combate a desinformação”, o Google afirma que “projetamos nossos sistemas para preferir autoridade sobre fatores como recência ou correspondência exata de palavras enquanto uma crise está se desenvolvendo”. Esse efeito ficou claro ao longo da pandemia de Coronavírus, e a tendência parece ter continuado ao longo de 2021.

Sites que ganham visibilidade à medida que seu inventário cresce

É importante lembrar que muitos dos maiores vencedores – especialmente sites na categoria “vencedores absolutos” – o aumento de visibilidade pode ser o resultado de um número crescente de URLs indexados à medida que novos inventários e/ou novos conteúdos são adicionados ao site. Isso é especialmente verdadeiro para sites que tendem a classificar na página 1, como sites de mídia social, que geralmente estão nas primeiras posições do nome de um indivíduo.

Comparação de 3 domínios - gráfico SISTRIX.

Veja abaixo um exemplo do crescimento do número de URLs indexados no Instagram.com ao longo de 2021, que cresceu de aproximadamente 450 milhões de URLs indexados para 588 milhões. Embora o aumento nos URLs indexados provavelmente não seja a única explicação que leva ao aumento do desempenho, um aumento de 30% nos URLs indexados provavelmente contribuiu para uma maior visibilidade do SEO.

Gráfico do índice de visibilidade do Instagram

Essa mesma explicação pode ser aplicada (pelo menos em parte) ao crescimento observado entre muitos dos sites com os maiores aumentos de visibilidade total, como sites de mídia social e sites de comércio eletrônico.

O grande ano do Spotify

O Spotify foi um grande vencedor em 2021, conquistando as primeiras posições para muitos nomes de artistas musicais, inclusive nos casos em que anteriormente não figurava na primeira página. O Spotify ganhou visibilidade significativa entre a atualização de revisão do produto de abril e a atualização principal de julho.

Gráfico de visibilidade do Spotify

Aqui está um exemplo dos tipos de aumentos de classificação que o Spotify viu em 2021.

Spotify classifica no Top 10 para Beastie Boys

O Spotify ganhou classificações de primeira página para muitas palavras-chave em 2021, como Beastie Boys 1 Snoop Dogg (328.000 MSV), Beyoncé (541.000 MSV) e Kanye West (980.000 MSV).

Principais ganhos de palavras-chave - tabela

Sites de dicionários, referências e enciclopédias: reclassificando a intenção do usuário

2021 foi um bom ano para a visibilidade de SEO entre alguns dos maiores sites de dicionários, incluindo merriam-webster.com, collinsdictionary.com e muito mais.

Vários domínios comparados em um gráfico de visibilidade do SISTRIX.

Embora esse crescimento também possa estar vinculado a um número crescente de URLs indexados ao longo do ano, o que tornou único o aumento da visibilidade entre os sites de dicionário é que muitos dos aumentos significativos nos rankings de SEO ocorreram durante as principais atualizações do Google. Isso é especialmente verdadeiro para a atualização principal de julho de 2021 e a atualização principal de novembro de 2021 (letras E e G no gráfico acima).

Uma outra possibilidade sobre o que pode estar acontecendo aqui é que o Google está classificando mais consultas como merecedoras de resultados de dicionário. Dentro Diretrizes de qualidade de pesquisa do Google, o Google fornece uma seção dedicada a instruir os avaliadores de qualidade sobre quando uma consulta deve retornar um resultado de dicionário ou enciclopédia. De fato, como indiquei em um artigo analisando a Atualização principal de junho de 2021o Google atualizou esta seção das diretrizes em 2020 para incluir o seguinte:

Ao atribuir classificações de necessidades atendidas para resultados de dicionários e enciclopédias, deve-se prestar muita atenção à intenção do usuário. Como todos os resultados, a utilidade dos resultados do dicionário e da enciclopédia depende da consulta e da intenção do usuário. Os resultados de dicionários e enciclopédias podem ser topicamente relevantes para muitas pesquisas, mas geralmente esses resultados não são úteis para palavras comuns que a maioria das pessoas em sua localidade de classificação já entende. Reserve classificações altas de Necessidades atendidas para resultados de dicionários e enciclopédias quando a intenção do usuário para a consulta for provavelmente ‘o que é’ ou ‘o que significa’ e o resultado for útil para usuários que procuram esse tipo de informação.

É possível que parte das atualizações principais incluídas reclassificando a intenção de pesquisa para muitas consultas, então eles agora retornam resultados de definição de dicionário.

Aqui estão dois exemplos de como isso se parece:

Comparação de SERPs entre duas datas - tabela SISTRIX.

A palavra “correcional”, que anteriormente retornava um Centro de Correções da Califórnia no resultado superior, foi substituída por um resultado de definição do dictionary.com após a atualização principal de junho.

Comparação de SERPs entre duas datas - tabela SISTRIX.

A palavra-chave “timespan” originalmente retornou uma página sobre programação C# na posição #1. Após a atualização principal de julho, ele foi substituído por um resultado de dicionário.

Quando uma atualização principal resulta nesses tipos de alterações, é uma indicação de que o Google pode ter identificado que um determinado tipo de resultado é mais relevante do que o tipo anterior. Esses mudanças de intenção pode ser difícil responder com uma estratégia de SEO. Como o Google afirma em seu diretrizes básicas de atualização:

“Não há nada de errado com páginas que podem ter um desempenho inferior em uma atualização principal. Eles não violaram nosso diretrizes para webmasters nem foi submetido a uma ação manual ou algorítmica, como pode acontecer com páginas que violam essas diretrizes. Na verdade, não há nada em uma atualização principal que tenha como alvo páginas ou sites específicos. Em vez disso, as mudanças visam melhorar a forma como nossos sistemas avaliam o conteúdo em geral. Essas mudanças podem fazer com que algumas páginas que antes eram pouco recompensadas tenham um desempenho melhor.”

Sites de fotografia

Vários grandes sites de fotografia, como Alamy, iStock Photo e Shutterstock, tiveram grandes aumentos ao longo de 2021. Semelhante aos sites de dicionário, alguns dos grandes aumentos na visibilidade ocorreram durante as principais atualizações, o que pode indicar que o Google classificou muitas consultas como merecedora de resultados de imagem.

Vários domínios em um gráfico do Índice de Visibilidade SISTRIX

Voltando aos últimos 5 anos, essa tendência vem acontecendo há algum tempo, principalmente começando no final de 2019 e muito exacerbada pela atualização principal de janeiro de 2020.

Vários domínios em um gráfico do Índice de Visibilidade SISTRIX

Sites de comércio eletrônico

2021 foi um grande ano para alguns dos grandes sites de comércio eletrônico, com grandes aumentos de visibilidade ocorrendo no final do ano. Nordstrom.com teve o maior aumento de visibilidade total, enquanto Walmart, Best Buy e Target tiveram seus maiores aumentos de visibilidade em novembro e dezembro.

Vários domínios em um gráfico do Índice de Visibilidade SISTRIX

Embora esses aumentos sejam comuns durante a temporada de férias, os aumentos observados em 2021 superaram em muito os observados nos anos anteriores. Embora isso possa ser devido em parte aos aumentos dramáticos nas compras on-line observados durante a pandemia de coronavírus, também parece que o Google começou a priorizar esses grandes sites de comércio eletrônico para muitos dos principais rankings após a atualização principal de novembro de 2021.

Os 25 principais vencedores (absoluto e percentual)

Abaixo, incluímos duas tabelas contendo os 25 principais domínios (absolutos e percentuais). Eles foram filtrados para remover conteúdo adulto.

Vencedores do IndexWatch 2021 US Absolute VI

# Domínio 01/04/2021 01/03/2022 Mudança absoluta de VI
1 walmart. com 478,25 665,49 187,24
2 merriam-webster. com 975,89 1114,74 138,85
3 bestbuy.com 348,92 484,33 135,41
4 britannica. com 482,33 610,56 128,23
5 alvo.com 291,06 412,65 121,58
6 instagram.com 378,60 498,16 119,56
7 imdb.com 584,89 685,18 100,29
8 nordstrom. com 55,82 155,33 99,51
9 collinsdictionary.com 157,94 256,69 98,76
10 vocabulário.com 149,95 211,23 61,28
11 quora.com 62,26 118,13 55,87
12 twitter.com 221,97 273,24 51,27
13 spotify.com 116.01 167,28 51,27
14 clevelandclinic.org 34,51 73,58 39.07
15 tvtropes.org 15,59 54.01 38,43
16 linkedin.com 259,68 294,97 35,29
17 mayoclinic.org 163,25 194,04 30,80
18 lowes.com 131,26 161,74 30,47
19 thesaurus.com 235,86 265,25 29,39
20 investopedia. com 183,88 210,96 27.08
21 macys. com 133,24 157,80 24,56
22 unsplash.com 60,51 84,79 24,28
23 microsoft.com 295,38 317,50 22.12
24 makeuseof.com 18h00 39,33 21.33
25 cnbc. com 33,71 54,36 20,64
26 medlineplus.gov 78,99 98,86 19,87

Visualizar a lista completa e não filtrada dos 250 principais domínios que tiveram os maiores aumentos absolutos na visibilidade do Google.

Vencedores do IndexWatch 2021 Porcentagem dos EUA VI

# Domínio 01/04/2021 01/03/2022 Alteração percentual de VI
1 tvtropes.org 15,59 54.01 246,5%
2 Betterhealth.vic.gov.au 5,32 15,36 188,7%
3 lawinsider. com 8,59 24,67 187,2%
4 poki.com 8,39 23.49 179,8%
5 nordstrom. com 55,82 155,33 178,3%
6 dailyhealth. com 7.07 19,59 177,2%
7 alamy.com 6,37 17,28 171,3%
8 desfile.com 10,23 27,42 168,1%
9 rateyourmusic. com 6,28 15,79 151,6%
10 manualslib. com 5,70 14.03 146,1%
11 gamerant. com 5.17 12.05 133,1%
12 fandango. com 6.07 14.10 132,3%
13 mountsinai.org 5.04 11h45 127,1%
14 fériasidea.com 7,56 16,69 120,6%
15 istockphoto.com 15.32 33,53 118,9%
16 makeuseof.com 18h00 39,33 118,5%
17 twitch.tv 7.07 15,28 116,2%
18 rocketmortgage. com 9,29 19,89 114,3%
19 clevelandclinic.org 34,51 73,58 113,2%
20 liveabout.com 9.20 18,83 104,7%
21 tvguide.com 11,99 24,48 104,2%
22 Last FM 8.10 16.42 102,8%
23 zoominfo.com 8,36 16,57 98,3%
24 heb.com 5.03 9,87 96,1%
25 aa.com 14.03 27,38 95,1%
26 frontiersin.org 10,34 20.11 94,4%

Visualizar a lista completa e não filtrada dos 250 principais domínios que tiveram os maiores aumentos percentuais na visibilidade do Google.

Vencedores do IndexWatch 2021 em outros países

Existem relatórios disponíveis para os seguintes países

Comments are closed.