Analises de métricas da Moz, Semrush e Ahrefs podem levar a decisões erradas

Ter as medidas corretas ajuda a avaliar com segurança o sucesso do SEO. Esta postagem de blog é sobre por que Autoridade de Domínio, Pontuação de Autoridade e Classificação de Domínio podem ser enganosas e encorajar decisões incorretas.

O desejo por métricas de desempenho, mensurabilidade, é tão antigo quanto útil. O economista Peter F. Drucker disse uma vez: “Se você não pode medir, você não pode gerenciá-lo”. Como o próprio Google não produz indicadores de desempenho, é óbvio que os provedores de software tentam preencher esse vácuo com seus próprios produtos.

Mesmo que essas métricas sempre acabem produzindo um valor, os métodos de cálculo e, principalmente, os bancos de dados subjacentes diferem significativamente. Vamos pular direto:

O que são Autoridade de Domínio, Pontuação de Autoridade e Classificação de Domínio?

Se você olhar para as páginas de ajuda pública dos provedores, a explicação das métricas parece, à primeira vista, exatamente o que você está procurando. Por exemplo, Moz escreve:

Domain Authority (DA) é uma pontuação de classificação do mecanismo de pesquisa desenvolvida pela Moz que prevê a probabilidade de um site ser classificado nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa.

A explicação de Semrush sobre o assunto ainda é mais abrangente e útil:

O Semrush Authority Score é nossa métrica composta usada para medir a qualidade geral de um domínio ou página da Web e o desempenho de SEO

Qualquer um que possa medir a “qualidade geral” de um site está, pelo menos retoricamente, alcançando as estrelas. Ahrefs não mergulha muito fundo no saco de truques de marketing ao descrever a métrica e usa uma descrição compreensível:

A classificação de domínio (DR) mostra a força do perfil de backlink de um site em comparação com os outros em nosso banco de dados em uma escala de 100 pontos. É essencialmente uma versão menos granular do Ahrefs Rank (AR

Em essência, todos os três provedores prometem uma figura-chave para avaliar e comparar um domínio do ponto de vista de SEO. Parece bom e útil até agora. Vejamos como essas métricas são calculadas.

Como essas métricas são calculadas?

Nas páginas de ajuda vinculadas acima, os três fornecedores também revelam mais sobre como esses índices são realmente calculados.

A Moz faz isso com base em seu próprio índice de links (“A Autoridade de Domínio é baseada em dados do nosso índice da web do Link Explorer”), a Semrush faz o mesmo (“O segundo algoritmo usa dados de backlink”) e, sem surpresa, o cálculo da Ahrefs também é baseado em links.

Tendo em vista que a Moz posicionou seu valor como uma alternativa ao Google PageRank na época, isso é compreensível e consistente. Os outros dois fornecedores então copiado adaptou este procedimento.

Vamos deixar claro: Autoridade de Domínio, Pontuação de Autoridade e Classificação de Domínio são valores-chave proprietários de três provedores, todos calculados com base em índices de links rastreados pelos próprios provedores.

Como o Google realmente faz isso?

Para avaliar essas métricas, precisamos dar um passo atrás e primeiro entender como o Google rastreia a web. No diagrama a seguir você pode ver como isso se parece:

O círculo externo mostra toda a Internet, que inclui todas as URLs teoricamente acessíveis. Isso inclui a dark web, conteúdo por trás dos controles de acesso, conteúdo que só pode ser acessado enviando formulários, conteúdo que só pode ser acessado de determinadas regiões e muito mais.

No entanto, o Google cobre apenas uma parte de toda a Internet (o círculo do meio) porque o Googlebot não tem acesso a todo o intervalo de conteúdo. Ou porque não sabe que está lá, porque não é relevante o suficiente para que os recursos sejam gastos nele ou por vários outros motivos.

A partir desse conteúdo rastreado, o Google novamente usa apenas uma seleção (círculo interno) para seu índice de links. O Google é muito bom em não classificar links artificiais. Arquivos não permitidos também são avaliados, as inúmeras versões de atributos nofollow são levadas em consideração e muito mais.

O take-away: não sabemos o quão grande é a internet. Também não sabemos qual parte dela é registrada pelo Google. Sabemos ainda menos sobre quais links indexados são usados ​​pelo Google para classificação.

Como autoridade de domínio, pontuação de autoridade e classificação de domínio se encaixam nisso?

Para entender como as três pontuações da Moz, Semrush e Ahrefs se encaixam nesse conceito, vamos pegar o gráfico acima e traçar também os índices de link desses três provedores:

A Internet, rastreamento e indexação do Googles

Os problemas conceituais que surgem dessa abordagem são bastante óbvios no diagrama:

  • Tamanho do índice de links : o Google (e Bing, Yandex) rastreia mais URLs do que fornecedores individuais de software de SEO. O tamanho do índice de links do software de SEO não atinge o nível de completude no qual o Google calcula seus rankings.
  • Cobertura diferente: O Google não publica quais URLs são rastreados. Os rastreadores dos provedores, portanto, inevitavelmente usarão uma parte diferente da Internet como base de dados do Google.
  • Classificação divergente: Ainda menos se sabe sobre quais links o Google avalia e quais não. Os índices de links não têm esse conhecimento e, portanto, se desviam novamente do índice de links do Google.
  • Sem comparabilidade: Mesmo dentro de índices de links de terceiros, eles não são confiáveis ​​para mapear domínios diferentes com um nível constante de erros. Dependendo do ambiente dos domínios, os desvios do Google variam em tamanho.

Em resumo, o grande problema com as métricas calculadas em índices de links de terceiros é que elas não estão diretamente relacionadas ao ecossistema do Google. Não se sabe quão grande é o desvio do Google e não se pode confiar que esse desvio seja consistente para todos os domínios.

Como é na vida real?

Tanto para a teoria. Como é na prática? Um domínio óbvio para isso é digg.com . Lançado há 10 anos como um site de agregação de favoritos e notícias, o domínio conseguiu obter um grande número de links de alta qualidade em muitos domínios integrando o widget de favoritos.

O digg.com conseguiu alcançar excelentes valores de visibilidade no Google nos primeiros dias, mas agora está reduzido a quase nada. Outro exemplo, novamente um site de bookmarking, foi mister-wong.de que em um ponto teve o nível de visibilidade da Wikipedia.

visibilidade digg.com a partir de 2010.

Apesar dos muitos links de alta qualidade, o domínio foi rapidamente rebaixado pelo Google. Todas as tentativas de reiniciar o crescimento nunca levaram ao sucesso nos SERPs do Google.

Com esse conhecimento prévio, vamos agora verificar como esse domínio se comporta nas figuras-chave das três ferramentas de SEO. Na Ahrefs, o domínio atinge uma classificação de domínio de 92 em 100 pontos. Este é mais do que um dos 20 domínios mais visíveis, collinsdictionary.com, que tem um DR de 82.

digg.com DR 92 em ahrefs

Na Semrush, o domínio tem uma pontuação de autoridade de 91 em 100. Aqui, também, o valor é maior do que collinsdictionary.com, com apenas 75.

digg.com DR 91 em Semrush

Por último, mas não menos importante, por uma questão de completude, a classificação da Moz. Aqui o domínio tem uma autoridade de domínio enorme de 92 em 100. No Moz, o domínio collinsdictionary.com tem um DA de 87

digg.com DR 92 em Moz

Portanto, se você confia nas figuras-chave da Moz, Semrush ou Ahrefs, o domínio digg.com tem uma relevância semelhante no Google como o domínio collinsdictionary.com. Qualquer um que tenha se aprofundado brevemente no tópico de SEO terá que concordar que esta revisão é um absurdo grosseiro.

Um link do domínio digg.com não terá o efeito positivo que se aproxima de um link do domínio collinsdictionary.com – pelo contrário, com um pouco de azar, o Google pode até avaliar esses links negativamente.

digg.com e dictionary.com VI comparados.

Conclusão

A mensurabilidade é de fundamental importância na otimização de mecanismos de busca. SEO baseado em dados confiáveis, não em intuição, é o caminho certo para o sucesso a longo prazo nos resultados de pesquisa do Google. No entanto, métricas não relacionadas, como Autoridade de Domínio (Moz), Pontuação de Autoridade (Semrush) e Classificação de Domínio (Ahrefs), podem levar a uma segurança falsa e, portanto, a decisões erradas.

Comments are closed.