Como funciona a profissão de estatística: Saiba Mais!

A profissão de estatística envolve um curso de graduação de 4 anos com muita matemática, voltado para interpretação, análise e coleta de dados numéricos no estudo de contextos sociais, econômicos e naturais. 

O estatístico realiza o planejamento e comanda o levantamento de dados através de entrevistas, questionários, análise e medições das informações coletadas.

Além disso, o profissional de estatística tem diversas possibilidades de atuação, primeiro porque qualquer área precisa desse profissional para realizar pesquisas e validar os dados com números, então, o estatístico pode atuar em indústrias, na área acadêmica, em bioestatística, internet, computação, financeiro, entre outros. 

O mercado está sempre aberto a receber esse profissional. 

Como funciona a profissão de estatística?

O funcionamento da profissão de estatística ocorre por meio de planejamento, execução e levantamento de dados. Com essas informações em mãos, o estatístico realiza uma análise dos dados procurando a relação entre variáveis. 

A base da estatística é a matemática, mas também a tecnologia se torna essencial, para armazenar e analisar tantos dados. 

A rotina do profissional de estatística será lidar com planilhas, gráficos, códigos, fórmulas e outras formas de organização de dados quantitativos, claro que de acordo com a área escolhida para atuar, haverá mudanças, e uma rotina diferente. 

Contudo, independente do segmento escolhido, o estatístico irá lidar cotidianamente com quantidades elevadas de dados na forma bruta, pois de maneira geral, a função desse profissional é analisar dados e transformá-los em informações úteis e compreensíveis para que a instituição possa usar a seu favor.

Formação da profissão de estatística

O curso superior de estatística é encontrado na modalidade bacharelado e dura 4 anos, e a base do curso é matemática, mas como mencionado acima a computação também é essencial para análise e verificação de dados e variáveis.

Algumas cadeiras pagas no curso de estatística são: análise de dados; geometria analítica; métodos de amostragem; computação; probabilidade; álgebra linear; finanças; metodologia da pesquisa; metodologia demográfica, atuária; econometria; sociometria; biometria e outras.

Por último, o estudante de estatística terá que passar por estágio obrigatório, parte essencial de sua formação para adquirir experiências práticas na área e realizar o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

Segmentos de atuação da profissão de estatística

Pesquisa

A pesquisa é o maior segmento de atuação da estatística, pois todas as áreas precisam de pesquisas. 

Nesse sentido, uma pesquisa sobre mercado, público alvo, precisa de pesquisas, assim como todas aquelas que desejam pesquisar sobre uma temática específica e validar os dados com números.

Perfil de clientes

O estatístico pode trabalhar analisando o perfil de clientes, a fim de levantar características de clientes para delinear estratégias de negócios e com base nessas informações embasar as campanhas publicitárias.

Indústrias

A profissão de estatística voltada às indústrias requer que esse profissional estude os processos e proponha melhorias por meio de análise de dados, isto é, o estatístico estará sempre buscando otimizar processos e melhorar a qualidade dos produtos, nesse contexto, irá facilitar a atuação dos outros funcionários.

Além disso, o estatístico também pode realizar previsão de demanda e controle de qualidade.

Computação

A profissão de estatística voltado para computação consiste em desenvolver programas que facilitem tanto a coleta, quanto a análise de dados, voltadas para as necessidades de cada cliente. 

A computação é uma temática muito abordada na faculdade de estatística, então esse profissional poderá atuar nesse segmento, inclusive, vale mencionar que o estatístico que gosta e deseja atuar nessa área é muito valorizado, pois diversas instituições ligadas a tecnologia contratam esses profissionais para trabalhar com inteligência artificial e programar.

Bioestatística

A profissão de estatística voltada para bioestatística consiste na coleta e análise de dados para pesquisas no segmento de biologia. Uma atuação frequente do estatístico são em indústrias farmacêuticas, analisando dados clínicos com o objetivo de criar  tratamentos e medicamentos.

Financeiro

O estatístico pode trabalhar no setor financeiro, visto que sua atuação está ligada diretamente com números, consequentemente trabalhar com dinheiro se torna mais fácil. Então, se o profissional de estatística tiver desejo poderá trabalhar em instituições bancárias ou contando dolls de alguma instituição.

Além disso, no setor financeiro o estatístico também pode trabalhar no segmento de seguros, análises de riscos e avaliando aplicações e fluxo de caixa.

Acadêmica

No segmento acadêmico o estatístico pode trabalhar como professor de faculdade, desse modo, o profissional concluiu a graduação, e ingressa em uma pós-graduação, com isso poderá ministrar aulas para estudantes do ensino médio e estudantes do ensino superior.

Internet

Na internet, o estatístico poderá atuar desenvolvendo e gerindo programas online, com frequência vinculados à procura de dados.

Recursos humanos

O estatístico pode analisar salários, fundos de pensão, planos de previdência.

Mercado de Trabalho da profissão de estatística

O mercado de trabalho da profissão de estatística é vasto, pois se um governo desenvolve uma campanha de vacinação, um estatístico auxilia nesse planejamento, faz cálculos de população e distribuição de vacinas. 

Se uma instituição decide criar um produto, o estatístico auxilia na pesquisa, análise e planejamento de dados de interesse dos consumidores. 

Se essa mesma companhia decide mudar para outro município, um estatístico estuda integralmente as possibilidades, ou seja, profissão de estatística tem um amplo mercado de atuação, pois seu trabalho é extremamente importante e necessário em qualquer segmento.

Vale mencionar, que poucos estatísticos se formam anualmente, o que abre ainda mais portas para esses profissionais que podem atuar para o Governo, para si próprio, para instituições públicas e privadas. A área que mais contrata esses profissionais é o setor financeiro, inclusive é a área com os melhores salários ofertados a esses públicos.

Conclusão

A profissão de estatística é voltada para aqueles que gostam de matemática e computação. Contudo, mediante formação o estatístico tem diversas opções de atuações em empresas, setor público, setor privado, uma vez que constantemente esses segmentos precisam de profissionais que coloquem em números compreensíveis e úteis, suas possibilidades. 

A remuneração mensal do estatístico é vantajosa, principalmente na área financeira. Primeiro porque poucos profissionais se formam nessa área, consequentemente a concorrência é menor enquanto a demanda de profissionais é maior. Segundo porque esse profissional é indispensável em qualquer área que precise de pesquisas e análise de dados.

Comments are closed.