Como matar a vontade de comer doce na dieta?

Realmente, pode ser um desafio como matar a vontade de comer doce na dieta, e como resistir a um belo pedaço de torta ou uma barra de chocolate.

Se esse é o seu caso, saiba que existem estratégias que você pode usar que ajudam bastante, porém, é necessário ter muita perseverança.

Na verdade, o açúcar é reconfortante, principalmente em situações de emoções fortes. Por exemplo, quando estamos estressados, comer algo doce proporciona um alívio.

É preciso fazer seu corpo desaprender o desejo pelo doce, e embora isso leve tempo, é possível com as dicas que vamos passar aqui!

Como matar a vontade de comer doce na dieta?

O primeiro passo de como matar a vontade de comer doce na dieta é a regularidade.

Por exemplo, se você tem o hábito de comer um pedaço de bolo duas vezes por dia, tente reduzir para uma vez por dia, em seguida, uma vez a cada dois dias, e assim, até que o bolo não faça parte da sua alimentação.

Isso vale para todos os outros alimentos açucarados, como refrigerantes, cereais, sorvete…

Veja, a seguir, dicas que podem te ajudar a passar o desejo de comer doce na dieta:

1. Faça algo positivo

É essencial ter controle quando vem aquela enorme vontade de comer alguma coisa doce.

Saiba que os desejos pelo açúcar desaparecem em menos de uma hora. Logo, concentre-se em uma atividade positiva, como:

  • Faça uma caminhada porque vai estimular a dopamina e vai restaurar seu nível de energia;
  • Meditação, yoga e tai-chi diminuem o estresse.

2. Aprenda a ler os rótulos

Os rótulos dos produtos listam todos os ingredientes por ordem de quantidade. Assim, o açúcar aparece entre os três primeiros.

Portanto, se o produto que você escolher conter o açúcar entre os primeiros ingredientes, evite esse produto.

Apenas para você saber: 4 gramas de açúcar equivale a uma colher de café de açúcar. Por isso, leia sempre os rótulos das embalagens.

3. Beba mais água

Outra maneira de como matar a vontade de comer doce na dieta é beber mais água.

Quando você está desidratada, seu organismo é menos eficaz para metabolizar as reservas de energia, logo, você fica com desejo de açúcar para ganhar mais energia.

Prefira um copo de água ao invés de uma barra de chocolate.

4. Durma bem

Já está provado que a falta de sono afeta os hormônios que regulam o consumo de alimentos.

Esses hormônios também estão ligados a seu “relógio biológico”, o que explica porque muitas pessoas têm desejos por doces à noite.

Vale lembrar que quando há um desequilíbrio de melatonina, também chamada de hormônio de sono, isso faz com que você durma menos, maior risco de insônia e, consequentemente, com mais chance de acordar e procurar um doce para comer.

5. Evite ficar com fome

Muitas pessoas que seguem uma dieta, reduzem seu consumo de calorias, mas a restrição calórica pode causar sensações de fome mais frequentes.

O ideal é ter horários fixos para as refeições, pois isso pode fazer seu cérebro e corpo aprender que existem momentos para comer e momentos para não comer.

6. Coma mais proteínas

As proteínas e gorduras retardam a liberação de açúcar no sangue, o que permite estabilizar seu nível de energia.

Se seu aporte em proteínas é insuficiente, sua glicemia vai subir, daí a sensação de fome e o desejo de comer açúcar.

As proteínas como carnes magras, ovos e leguminosas contêm também importantes minerais, entre eles o cálcio, magnésio, ferro e zinco. Uma deficiência desses elementos nutritivos pode aumentar a vontade de comer doce.

7. Faça exercícios físicos

Por fim, a última dica de como matar a vontade de comer doce na dieta é fazer exercícios físicos, e isso por dois motivos.

Primeiramente, é uma excelente maneira de reduzir o desejo de comer por causa do estresse.

Em segundo lugar, assim como o açúcar, os exercícios físicos liberam substâncias que aumentam o bem-estar, o que ajuda a diminuir a vontade por doces.

Conclusão

Ao seguir todas as dicas acima de como matar a vontade de comer doce na dieta, quando menos imaginar, nem vai pensar mais naquela fatia de bolo!

Leia também: 9 Dicas para Perder Gordura Abdominal

Comments are closed.