Como fazer o joelho parar de doer? 5 Dicas para aliviar as dores

Provavelmente, você já deve ter se feito essa pergunta: como fazer o joelho parar de doer? E a resposta vai depender do que está por trás da dor no joelho.

Vamos imaginar que a sua dor seja decorrente de um traumatismo, onde colocar gelo e fazer repouso ajuda a aliviar.

Já se a origem da dor for uma artrose ou uma tendinite, o tratamento não será o mesmo.

Você conseguiu entender por que o tratamento para o joelho parar de doer vai variar de uma condição para outra?

Portanto, se o seu joelho está doendo, é sinal que algo não vai bem, e o ideal é consultar um ortopedista especialista em joelho, pois é o profissional capacitado para avaliar a causa da dor e propor o tratamento mais eficaz.

No entanto, para te ajudar, vamos passar aqui algumas dicas práticas para aliviar as dores no joelho.

Quais as causas da dor no joelho?

Primeiramente, se você quer saber como fazer o joelho parar de doer, é importante investigar primeiro a causa dessa dor. 

Por isso, como o joelho é uma das articulações mais solicitadas, dores são frequentes, que podem ter uma origem traumática ou não, como um problema nos tendões, ligamentos e meniscos.

Além disso, pode ser mecânica, quando piora ao se movimentar e desaparece no repouso, ou inflamatória.

Separamos as causas mais frequentes de dores no joelho:

1. Artrose

A artrose de joelho, provocada por uma deterioração da cartilagem da articulação do joelho, causa dores e impossibilidade de praticar algumas atividades esportivas ou do dia a dia.

Por isso, as dores mecânicas são as principais manifestações da artrose do joelho, e tendem a piorar no momento de um esforço e melhora no repouso, e dificultam a extensão e flexão do joelho.

Pode surgir também uma rigidez e uma limitação dos movimentos, bloqueio e, às vezes, uma deformação do joelho.

2. Traumatismos do joelho e lesões de meniscos

Os traumatismos do joelho, entorses e fraturas, são mais e mais frequentes, particularmente em razão de atividades esportivas feitas de forma errada.

As fraturas de joelho, na maioria das vezes, são causadas por acidentes de carro, já a entorse atinge os ligamentos, os quais garantem a estabilidade da articulação do joelho, e ocorre após um traumatismo.

Isso acontece, na maioria das vezes, durante a prática de um esporte, como basquete e futebol.

Por outro lado, as rupturas dos ligamentos são mais graves quando os ligamentos cruzados são afetados.

Quanto aos meniscos, responsáveis por absorver os choques da articulação do joelho, podem sofrer uma lesão e provocar muitas dores.

3. Inflamação

Reumatismos inflamatórios, por exemplo, artrite reumatoide, também podem acometer os joelhos.

Nesse caso, o joelho incha e dores podem aparecer.

Dor no joelho o que fazer?

Antes de ver as dicas de como fazer joelho parar de doer, é importante consultar um ortopedista especialista em joelho no caso de dor aguda acompanhada de inchaço ou incapacidade de caminhar.

Isso porque, um joelho dolorido deve ser tratado em função da origem da dor, que vai ser avaliada pelo médico.

Dependendo do caso, além do exame clínico, ele pode solicitar exames complementares para confirmar o diagnóstico e propor então o melhor tratamento.

Como fazer joelho parar de doer: 5 dicas práticas e fáceis

Primeiramente, para você saber como fazer joelho parar de doer, confira essas 5 dicas práticas e fáceis:

1. Evitar esportes violentos

Alguns tipos de esportes solicitam muito a articulação do joelho e podem desgastar os meniscos e ligamentos.

No entanto, é indispensável continuar com as atividades físicas regulares, porque a falta de atividade também é prejudicial para as articulações.

Portanto, você pode optar por esportes mais leves e de preferência, de baixo impacto, como a natação e bicicleta.

2. Fisioterapia

A fisioterapia é uma das chaves para aliviar dores no joelho, no entanto, é necessário manter uma certa regularidade.

Massagens manuais, ultrassom, eletroestimulação, enfim, o fisioterapeuta tem à disposição várias técnicas para não apenas diminuir a dor no joelho, mas também fortalecer a musculatura e melhorar a mobilidade e amplitude.

3. Peso saudável

Você deve saber que quanto mais a articulação é sobrecarregada, mais pode sofrer com dores.

Portanto, logo, se você está acima do peso, para preservar suas articulações, o melhor a fazer é mudar seus hábitos.

Por isso, mantenha uma dieta saudável e equilibrada, e com certeza, seus joelhos vão te agradecer!

4. Gelo

Aplicar gelo ou uma compressa fria durante 15 minutos, de 3 a 4 vezes por dia, ajuda a aliviar as dores e reduzir a inflamação.

Apenas tome cuidado e não coloque o gelo diretamente sobre a pele, pois pode causar queimaduras.

5. Acupuntura

A acupuntura, terapia milenar da medicina chinesa, tem mostrado resultados surpreendentes quando o assunto é como fazer o joelho parar de doer.

Como a dor é considerada um bloqueio de energia, ao inserir as agulhas, isso permite que a energia volte a fluir por todo o organismo, aliviando assim as dores.

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Conclusão

Portanto, mesmo sabendo agora algumas maneiras fáceis de como fazer o joelho parar de doer, não se esqueça de consultar um médico especialista de joelho se a dor persistir e afetar o seu dia a dia.

É importante avaliar a causa da dor e tratar de acordo com a origem, pois assim os efeitos do tratamento serão potencializados.

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