Grelha para ralo: como deixar os espaços mais limpos e livres do acúmulo de água

Tão importante quanto escolher a grelha para ralo ideal para o seu projeto, é conhecer as técnicas para deixar esse item mais limpo, evitando ainda o acúmulo de água.

Dessa forma, além de deixar o sistema de drenagem ainda mais eficiente, você garante que sua casa esteja sempre limpa e livre de entupimentos e mau cheiro.

Pensando nisso, listamos neste artigo dicas preciosas para deixar os ralos de todos os ambientes, ainda mais limpos e funcionais.

Confira!

Grelha para ralo: como uma boa escolha desse produto pode garantir a segurança da sua casa?

Sem dúvida, a segurança da casa e da família é uma das principais preocupações na hora de construir ou reformar.

Além disso, por ser um investimento com um alto valor agregado, é essencial adquirir materiais de qualidade, evitando possíveis contratempos e incidentes nas instalações.

Com isso, a escolha da grelha para ralo é um aspecto de grande relevância, já que sua função, além de permitir o escoamento da água.

É evitar a presença de visitas indesejáveis, como escorpiões, aranhas, ratos, bem como o mau cheiro vindo dos esgotos, que pode causar até dores de cabeça e mal-estar.

Por isso, antes de escolher o modelo perfeito para as suas necessidades, veja como esse item pode evitar problemas e garantir a tranquilidade da sua família.

1 Evitar a proliferação de insetos e o mau cheiro da tubulação

Se assim como muitas pessoas, você enfrenta o desafio de dar fim ao surgimento de animais indesejados em sua casa, precisa adquirir sistemas de drenagem mais modernos.

Tendo em vista que em muitas situações, nem mesmo a dedetização resolve esse problema, a melhor saída é dar preferência por ralos que impeçam a entrada do mau cheiro e desses animais.

Seja nos modelos tradicionais, ou nos lineares, escolha aqueles que possuem tampas sem furos e materiais não porosos.

Assim, além de facilitar a limpeza periódica da sua casa, você combate o mau cheiro proveniente do acúmulo de resíduos corporais e restos de sabonete.

Vale ressaltar ainda que as grelhas para ralo mais modernas dispõem ainda de uma válvula que impede a entrada de insetos, aracnídeos e roedores.

Isso é possível porque o acessório só é acionado a partir do peso da água, que nunca fica acumulada nos cantos dos locais onde está instalada.

2 Maior cuidado para crianças e pets

Uma semelhança entre as crianças e os pets, é a curiosidade que possuem, porém, alguns perigos podem estar associados aos ralos e colocar em risco a segurança desses desbravadores.

Portanto, se em sua casa tiver um desses itens mais antigos, que estejam furados ou rachados, é melhor fazer a sua troca o quanto antes.

Outro fator importante a ser considerado durante a escolha do ralo, é o local em que será instalado.

Uma boa alternativa para locais abertos, por exemplo, são os ralos ocultos, que não apenas proporcionam maior discrição, como também segurança.

Em contrapartida, modelos produzidos em inox, se não tiver a tampa vazada, pode ficar superaquecida com a exposição intensa ao sol e assim provocar queimaduras em seus moradores.

Portanto, se você quer evitar quaisquer desses problemas, é aconselhável escolher o ralo oculto.

Desse modo, tanto as crianças quanto os pets, não serão capazes de remover as subtampas e nem ficar expostos a possíveis queimaduras.

3 Proteção para a piscina

Com o verão intenso que o Brasil possui, nada melhor do que se refrescar em uma piscina, não é verdade?

Mas para desfrutar o melhor desse espaço, é imprescindível garantir a segurança dos seus frequentadores.

Logo, para que o problema mais comum desse local, que é o empoçamento de água, seja evitado, é necessário lançar mais de uma grelha para ralo mais moderno e eficiente.

Existem modelos no mercado que abrangem todo o entorno da piscina, que podem ser encobertos pelo mesmo revestimento, proporcionando um visual discreto e funcional.

Não é preciso abrir mão do inox

Embora tenha sido dito no decorrer desse post que o inox é um material que pode causar queimaduras, caso as tampas sejam inteiras, não é preciso abrir mão dele, se essa é sua preferência.

No entanto, é recomendável escolher os que possuem tampas vazadas, que possibilitam uma melhor passagem de ar, evitando assim o seu superaquecimento.

Assim sendo, você pode optar por esse tipo de material, já que o mercado disponibiliza modelos que seguem as principais tendências do ramo da construção.

Definitivamente, a escolha da grelha para ralo é um critério de grande importância para a segurança de sua casa.

Logo, antes de adquirir os ralos para espaços como cozinha, banheiro, varanda gourmet ou áreas de serviço, procure conhecer o modelo ideal para cada espaço.

Além de evitar transtornos como entupimento e infiltrações, você garante maior segurança para sua família.

Comments are closed.