Desentupimento e limpeza de calha: por que fazer?

A época de chuvas já começou. Isso, aqui no Brasil, significa uma grande quantidade de problemas com alagamentos e enchentes.

Muitas das vezes, causadas por entupimentos da rede de escoamento pluvial. Mas existe outra parte que pode provocar sérios problemas e que muitos brasileiros se esquecem durante o período de chuva.

A calha é importantíssima para evitar problemas durante tempestades. Portanto, vale a pena ficar de olho, como veremos no artigo de hoje.

Como é feito o desentupimento e limpeza da calha?

O desentupimento e limpeza da calha é feita por um profissional desentupidor. Ele verificará a instalação, se existem folhas ou outros dejetos bloqueando a passagem.

Além disso, contará com equipamento especial que vai facilitar a retirada das obstruções. Depois disso, o profissional vai verificar se a instalação da calha está apropriada.

Se ela conta com proteções necessárias para que não entupa novamente. Não tente executar o serviço por conta própria. Isso pode ocasionar incidentes e até mesmo a danificação da calha.

Como saber se a calha está entupida?

Existem sinais que te avisam quando a calha entupiu. Segue uma lista abaixo com os principais deles:

  • Animais passando dentro da calha sem problemas;
  • Ninhos sendo criados dentro da calha;
  • Água transbordando ao lado da calha toda vez que chove;
  • Fluxo da água que passa pela calha está cada vez menor, mesmo quando chove muito;
  • A calha tombou ou caiu completamente;
  • Mancha de umidade no revestimento ou teto da casa;
  • Você nunca fez a limpeza da calha ou desentupimento da mesma;

Todos esses são sinais seríssimos de que algo está errado com sua calha. Ao notar qualquer um deles, chame imediatamente um profissional desentupidor para fazer a limpeza da calha.

Desentupimento e limpeza de calha: por que fazer?

Evita focos de dengue

Como dissemos anteriormente, é possível que a calha acumule não só folhas, galhos, mas também animais. Principalmente os ninhos desses animais.

E quando se trata de período chuvoso, uma calha entupida vira o criadouro perfeito para os mosquitos da dengue. O mosquito aedes aegypti deposita seus ovos em água parada da chuva.

Em pouco tempo, esses ovos viram larvas que, posteriormente, virarão mosquitos adultos. Esses mosquitos picam seres humanos para se alimentar e transmitem a dengue. Alguns casos da doença podem chegar a provocar óbito. Portanto, dengue não é algo com que se possa brincar.

 Evita danos ao imóvel

A principal função da calha é evitar que a chuva cause danos ao revestimento do teto. Quando ela está entupida, porém, não consegue praticar direito essa função. A água transborda e invade locais que não deveria, como, por exemplo, o teto e seus revestimentos.

Os estragos podem ser enormes. Desde uma pequena infiltração, até o total colapso do teto. E isso apenas para apontarmos o problema principal.

Os gastos para reparar um revestimento danificado no teto são astronômicos. Ninguém gostaria de ter esse tipo de surpresa, certo? Manter uma calha desentupida e funcionando é a melhor forma de evitar esse tipo de situação.

Evita danos a calha

E não é apenas pontos externos que podem sofrer danos. A própria calha pode ser danificada por falta de limpeza e desentupimento. As folhas, galhos, ninhos de animais, água e o próprio tempo podem desgastar toda a estrutura da calha.

Além disso, elas podem fazer peso e proporcionar o desprendimento da calha do local onde ela está instalada. Com isso, ela tomba e fica impossibilitada de ser reutilizada.

Fazer a manutenção da calha ajuda a preservar a vida útil dessa parte tão importante da casa. Portanto, não se esqueça de marcar essas manutenções com certa periodicidade.

 Evita alagamentos

Por fim, o quarto e último motivo para limpar e desentupir a calha é evitar alagamentos. Com a falta de funcionamento adequado da calha, a água da chuva não passará pelo caminho correto.

Ela vai transbordar e, com isso, alargar locais que antes não tinham qualquer problema. É importante ficar atento às épocas de chuva intensa para perceber se existe água saindo pelos lados da calha ou não.

A qualquer sinal de alagamento de locais perto da calha, chame imediatamente um profissional desentupidor para realizar o serviço de limpeza para você.

E lembre-se, a limpeza da calha deve ser feita de maneira periódica. De forma semestral, pelo menos. Assim, você protege a sua casa, o seu teto e revestimento e ainda previne alagamentos de acontecerem.

Para desentupir sua calha, chama a Ajax!

Lidar com entupimentos e obstruções na calha não é fácil. E infelizmente, não escolhemos a hora nem a data para esse tipo de problema acontecer.

É por isso que contar com profissionais experientes, rápidos e disponíveis 24 horas é de extrema importância. Sem eles, poderíamos ficar horas ou até mesmo dias tendo que lidar com alagamentos  ou com uma calha transbordando. 

E sabemos bem que esse tipo de problema afeta nossa rotina para pior. Hoje, destacamos o quão importante é contar com desentupidoras 24 horas, e temos mais uma dica de onde encontrar a empresa certa para você.

A Desentupidora AJAX realiza serviços de manutenção, como desentupimento e reparos em calhas.

Você pode contratar nossos serviços para sua casa ou empresa a qualquer hora do dia. Nosso atendimento é 24 horas por 7 dias na semana.

 Ademais, existem diversos canais de atendimento que podem ser utilizados pelos clientes, incluindo nosso telefone (11) 4114-6060; WhatsApp, redes sociais e via formulário de contato

Veja também: Qual O Consumo De Energia De Um Purificador De Água?

Comments are closed.