Como escolher o climatizador ideal para a família

Na procura de amenizar o calor, muitas famílias vêm buscando no climatizador uma maneira de manter o conforto e a saúde em dias.

Eles são uma alternativa de manter o ambiente agradável, arejado e bem ventilado, evitando risco de doenças, principalmente as respiratórias.

É possível encontra no mercado diversos modelos, que atendem a várias demanda, sendo assim, vamos apresentar algumas dicas para que você consiga escolher o climatizador ideal para você e sua família.

Confira!

O que é um climatizador?

Para que você possa fazer a escolha certa, é importante que você saiba o que é um climatizador.

Eles são aparelhos que além de proporcionar um clima agradável, conseguem manter a umidade do ambiente adequada, ótima opção é realizar o aluguel de climatizadores. Esses aparelhos são indispensáveis principalmente em regiões muito seca, onde o tempo é propício para o surgimento de problemas respiratórios.

Em relação ao custo benefício ele é melhor que os ventiladores e ar condicionados, primeiro por conta de sua eficiência, e segundo pelo fato de não gastarem muita energia elétrica.

Sendo assim, eles são aparelhos bastante recomendados para terem em sua residência, tanto para regular a umidade, como também a temperatura.

Como funciona um climatizador?

Os climatizadores funcionam principalmente com a evaporação da água. Dessa forma o ambiente vai ficando mais fresco e agradável.

Além disso, essa evaporação faz com que o cômodo onde o climatizador se encontra, fique mais úmido, favorecendo assim a saúde de quem está presente.

Ele também pode funcionar como purificador de ar, pois o seu sistema possui filtros que limpa o ar do ambiente e o devolve purificado.

Essa função é excelente para a saúde, uma vez que, ao limpar o ar do ambiente, fungos e bactérias que causam doenças respiratórias, também são eliminados.

Suas funções

Há climatizadores com várias funções, dependendo do modelo, porém há algumas funções padrão, presentem em todos os modelos, como por exemplo:

  • Aquecimento: na maioria dos modelos, há a função onde ambientes frios podem ser aquecidos e umidificados pelos climatizador;
  • Velocidade: em todos os modelos é possível fazer o controle da velocidade, regulando o nível de ventilação, em baixo, médio e alto.
  • Os modelos mais modernos também têm a função de emissão de íons que ajudam a purificar o ar, retirando partículas de sujeira, assim como a eliminação de fungos e bactérias presente no ambiente.

Características

Na hora de escolher o climatizador para a sua família, é importante que você atente-se a algumas características, pois elas te ajudarão a compara o aparelho ideal, confira:

  • Verifique se o aparelho possui rodinhas e alças com o objetivo de facilitar o transporte do mesmo de um cômodo para outro;
  • Atente-se para o fato do climatizador ter controle remoto ou não. É bem melhor você escolher um modelo que tenha esse item, uma vez que proporciona um maior conforto e comodidade.
  • Escolha modelos que tenham filtros laváveis, pois assim é possível evitar o acúmulo de fungos, bactérias e partículas de poeira.
  • Opte por um modelo que seja multifuncional. No mercado é possível encontrar modelos que oferecem a funcionalidade de circulador, ventilador, climatizador, purificador, umidificador e aquecedor.

Ainda há alguns que tem a função dormir, para manter sempre a temperatura adequada durante o sono.

Vantagens

O climatizado possui inúmeras vantagens, desde proporcionar um ambiente agradável, até a questão da economia de energia.

Dessa forma, enumeramos algumas das vantagens desse aparelho para que você possa conhecer

  • Não precisa de instalação: ao contrário do ar condicionado, para que você possa utilizar o climatizador, é necessário somente que você conecte o mesmo a tomada.

Busque apernas se certificar que o reservatório de água esteja no nível correto, e quiser, utilize gelo para que o ambiente fique mais frio.

  • Consumo baixo de energia: em comparação ao ar condicionado, o climatizador consome bem menos energia.
  • Praticidade: por ser portátil, e a maioria dos modelos possuir rodinhas, ele proporciona uma maior praticidade na hora de transportar de um lugar para o outro da casa.
  • Umidificador e purificador de ar: o climatizador é um excelente aparelho para pessoas que tenham problemas respiratórios, como por exemplo, algumas alergias.

Isso porque eles além de umidificar o ambiente, possui filtros que tem como objetivo limpar o ar do ambiente onde ele está localizado, eliminando impurezas e bactérias.

Modelo ideal para a família

Para que você consiga encontrar o modelo ideal para sua família, é importante que você conheça as necessidades dela.

Dessa maneira, veja o quais funções são mais importantes para a demanda familiar como por exemplo, modelos com opção de adicionar gelo no reservatório, ou os que a função aquecedor é mais potente.

Verifique também a questão da limpeza, se é fácil de fazer e se os compartimentos são removíveis.

Com essas dicas é possível que você encontre o modelo de climatizador ideal para você e sua família, atendendo as exigências da mesma.

Comments are closed.